Select Page

Produção Literária

Desde a última terça-feira estão abertas as inscrições para o curso deProduçãoLiterária, oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara através do Núcleo de Formação da Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”. O curso, que entra em seu quarto ano de atividades, é voltado para quem deseja aprender técnicas de composição literária para escrever contos, crônicas, poemas ou até mesmo roteiros de teatro. O conteúdo ministrado pelos professores Assis Furtado e Pâmela Lino é baseado nos princípios praticados pelos mais conceituados escritores da atualidade. Quem deseja exercitar a criatividade, concorrer a prêmios literários e publicar seus trabalhos, pode procurar a secretaria da Casa da Cultura e realizar a inscrição mediante apresentação do documento de identidade (RG ou RG escolar). Os requisitos para se inscrever são somente dois: ser alfabetizado e ter a idade mínima de 16 anos.
Além das atividades em classe, desde 2011 aProduçãoLiterária promove excursões para feiras e eventos literários importantes do Brasil, como para aFLIP – Festa Literária Internacional de Paratye aBienal Internacional do Livro de São Paulo. Os alunos também são incentivados a participar de concursos literários, como os daFeira Nacional do Livro de Ribeirão Pretoe daFLIV – Feira do Livro de Votuporanga:prêmios que alguns deles conquistaram. Há também a frequente participação em saraus literários, onde seus trabalhos podem ser lidos em público, e a orientação para o encaminhamento de obras para publicação. Em outubro de 2013, as atividades do curso deProduçãoLiterária foram objeto de uma mostra na Biblioteca Pública Municipal “Mário de Andrade”, intitulada Retrospectiva Produção Literária 2011-2013.
As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras das 19 às 21 horas. Com início logo após o Carnaval, no dia 10 de março, as atividades encerram-se em novembro com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos na Casa da Cultura. As inscrições são realizadas na Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”, situada à Rua São Bento 909, de segunda a sexta-feira das 9 às 22 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (16) 3333-1159, peloe-mail:prodlit@hotmail.com, ou peloblogdo curso:www.prodlit.blogspot.com.

Produção literária

A Casa da Cultura de Araraquara recebe até o final do mês as inscrições para o Curso de Produção Literária, que entra em seu terceiro ano de atividades. O curso é voltado para aqueles que desejam aprender as técnicas e os métodos de composição de textos literários, como contos, crônicas e poemas. A novidade este ano é que, além de seguir os programas de teoria e de prática, os alunos terão aulas de Literatura Brasileira, em que serão lidas e comentadas as principais obras criadas no Brasil desde o descobrimento. O curso é oferecido pelo Núcleo de Formação da Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara, e seu programa baseia-se em grande parte no curso‘Story’,de Robert McKee, que descreve os princípios da escrita criativa, e nos conceitos do livro‘A Jornada do Escritor’,de Christopher Vogler, além de outros grandes teóricos brasileiros e estrangeiros.
As aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras no período noturno. Com início no dia 4 de março de 2013, elas estenderão-se até novembro. Estão programadas diversas atividades para este ano, como encontros com escritores e excursões para os principais eventos literários do país. Os interessados devem procurar a Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”, situada à Rua São Bento 909, Centro, Araraquara – SP. Telefone: (16) 3333-1159. A mensalidade é de R$ 40,00 por programa (teoria, prática ou leitura) e o aluno que frequentar dois ou mesmo todos os três programas terá direito a descontos especiais. A Casa da Cultura oferece bolsas integrais a 20% dos alunos inscritos, desde que comprovem necessidade. Os alunos devem ter no mínimo 15 anos de idade e serem alfabetizados. Não há limite máximo de idade para inscrever-se.
As atividades do Curso de Produção Literária podem ser conferidas na internet:www.prodlit.blogspot.com.br.

Oportunidade
Em 2011, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a 9ª FLIP (Paraty – RJ) e o III Congresso Brasileiro de Escritores. Em 2012, além de marcarem presença na 10ª FLIP, os alunos reuniram-se, formando o‘Grupo da Rua Três’,e lançaram o livro “Contos Reunidos” na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a maior feira de livros do hemisfério Sul. O livro, publicado pela Editora Scortecci, encontra-se disponível nas principais livrarias da cidade. Foram também realizadas leituras dos trabalhos no‘Sarau na praça’,realizado pela Biblioteca Municipal Mário de Andrade, e exposições na Casa da Cultura. O curso será uma grande oportunidade de aprendizado para quem deseja escrever contos, peças teatrais, roteiros de filmes, romances, crônicas ou poesia. Além disso, quando direcionado a alunos da terceira idade, o curso apresentará também os métodos para escrever as memórias pessoais ou familiares de uma maneira mais envolvente, empolgante e dinâmica. Quem trabalha com publicidade e propaganda, jornalismo ou comunicação e precisa conhecer novas técnicas para expressar suas ideias encontrará igualmente no curso uma grande chance de expandir seus conhecimentos.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos