Selecione a página

Poética da Diver-Cidade

Exposição comemora Dia do Artista Plástico

Começa hoje, na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, a mostra de arte “Poética da Diver-cidade”, em comemoração ao Dia do Artista Plástico. Com realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, o evento tem entrada gratuita.
Com 29 obras de 19 artistas, a exposição apresenta obras que tenham como enfoque o olhar do artista sobre um detalhe da cidade, um recorte, uma representação de algo inusitado que o artista tenha percebido.
Participam: Abmael Santos, Beto Paradise, Davi Rosa, Debora Cristina Paiva Andrade, Dora Medina, Edson Leoncio dos Santos, Itaiana Battoni, Ivi Amalfi, José Marcelino, Marcelo Miura, Maria Helena Piratelli, Maria José Conde, Marlene di Nardo, Pietra Verbena, Rodrigo Romão, Ruy Cesar da Silva, Sonia Marques e Vera Laura Dela Coleta.
Cada artista tece suas experimentações num contexto próprio que tange o universo das poéticas tradicionais e contemporâneas, pautadas na sensibilidade e, em cada obra, se percebe o mundo da criação e suscitam diferentes interpretações e ressignificações visuais.
De acordo com Milton Najm, gerente de Equipamentos Culturais da Secretaria Municipal da Cultura, uma das novidades da exposição é a realização da “Sala Especial Luiz Luccas”, em homenagem ao artista que faleceu em fevereiro deste ano. Luiz Luccas se dedicou 25 anos ao ensino da pintura, formando diversos artistas. Querido por seus alunos e ex-alunos, o dedicado professor nunca mediu esforços para realizar exposições de seus aprendizes.
Najm lembra que a proposta da exposição surgiu em 2009, com o objetivo de apresentar um mapa da produção na área de artes plásticas em Araraquara. Nesse panorama se pode observar a diversidade e a grandiosidade de artistas nas diferentes formas de manifestação e expressão por meio da arte.
A exposição é aberta a quaisquer interessados e permanece em cartaz até o dia 27 de maio. Escolas ou grupos interessados podem agendar visitas antecipadamente pelo fone 3333-1159. A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento, 909, no Centro da cidade. O horário de visitação da exposição é de segunda à sexta-feira: das 9 às 22 horas; e aos sábados: das 9 às 13 horas.

“Poética da Diver-Cidade”

Artistas homenageiam a cidade com exposição

Pietra Verbena: “Citrocidade”Os artistas plásticos de Araraquara brindam o aniversário de 194 anos da Cidade com a exposição “Poéticas da Diver-Cidade”. A quarta edição da mostra de arte de artistas araraquarenses terá a abertura realizada no dia 04 de agosto, às 20 horas, no Teatro Municipal, numa realização da Prefeitura de Araraquara – por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A proposta da exposição surgiu em 2009, com o objetivo de apresentar um panorama da produção da área de artes plásticas em Araraquara. Nesta edição podemos observar a diversidade e a grandiosidade de artistas nas diferentes formas de manifestação e expressão por meio da arte.

Com 26 artistas participantes (confira no final da matéria), a exposição reúne mais de 40 obras no Teatro Municipal. A mostra conta também, no período de 15 a 28 de agosto, no Shopping Jaraguá, a exposição do artista “Iêiê” (Ludier Lourenço Perussi).

Cada artista participante tece suas experimentações num contexto próprio que tange o universo das poéticas tradicionais e contemporâneas pautadas em suas visões pessoais. Assim, as obras suscitam diferentes interpretações e ressignificações visuais.

A ideia da proposta é de que o artista possa olhar a cidade, sua paisagem, sua história, sua cultura e sua gente. Desta forma, Andreia Ramalho: “Primavera” os artistas participantes apresentam aspectos relevantes de um universo em constante mutação de acordo com sua percepção da cidade. A presença de 27 artistas é um presente para a cidade e um momento de confraternização.

As obras são livres e refletem tônicas diversificadas no que diz respeito aos questionamentos, opiniões, códigos e valores não mais lineares, em um universo que está permanentemente em formação/construção de idéias e ideais. Nessa perspectiva, a arte é o caminho para a viagem, o sonho e a reflexão.

A exposição “Poética da Diver-Cidade” ficará em cartaz até o dia 27 de agosto, com entrada gratuita.O horário de visitação, no Teatro Municipal, é: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h às 17h.

Artistas participantes:
Andrea Ramalho
Antonieta Castro
Azucena Rodriguez
Denise Kievicz
Dora Medina
Douglas Okada
Edilson Timóteo
Edna de Araraquara
Helena S.
Isa Scrignoli
Itaiana Battoni
Ivi Amalfi
Juty Oluveira
Lincoln Ferri do Amaral
Ludier Lourenço Perussi “Ieiê” (Shopping Jaraguá)
Luiz Lucas
Marcelo Negrão
Maria Basília do Amaral Farias
Maribel Santos
Pietra Verbena
Renata Nigro
Ronaldo Boner Jr.
Rubens Porto
Ruy Cesar
Sueli Ferrer’s
Tames Santos
Zé Cordeiro

SERVIÇO:
– Exposição “Poética da Diver-Cidade”, com 26 artistas araraquarenses
Abertura: Dia 04/08, às 20h, no Saguão do Teatro Municipal
Período: 04 a 27 de agosto
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
Horário para visitação: de segunda à sexta-feira, 8h às 11h30 e das 13h às 17h
– Exposição de Ludier Lourenço Perussi “Iêiê”
Local: Shopping Jaraguá (Av. Alberto Benassi, 2270 – Jd. dos Manacás)
Período: de 15 a 28 de agosto
Horário para visitação:
de segunda a sábado: das 10 às 22h;
aos domingos: das 11 às 22h (Praça de Alimentação) e das 13h30 às 19h30 (lojas)
Realização: Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal da Cultura e Fundart)
Entrada gratuita

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade