Selecione a página

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto é destaque no “Natal Cultural”

A programação do “Natal Cultural” da Prefeitura de Araraquara apresenta, nesta segunda-feira (12), a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, às 20h30, no Teatro Municipal. O evento tem a realização da EPTV e do Grupo OHL e apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 13 horas. Serão distribuídos até dois convites por pessoa.

Há 73 anos, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) conta uma história de devoção e amor à música. Desde que foi fundada em 22 de maio de 1938 pelo alemão Marx Bartsch, desenvolve importantes projetos que difundem a música erudita e reafirmam seu papel de destaque no setor artístico e nos cenáriosmunicipal e nacional.

A OSRP, um bem cultural da cidade de Ribeirão Preto, fez e ainda faz história: é a segunda orquestra mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Já são mais de cem mil concertos oficiais realizados. Mensalmente, faz apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude Tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos (maestros e músicos conversam com o público) dirigidos a crianças e jovens.

A OSRP é uma orquestra de ópera, com participação nas montagens de “Madame Butterfly” (Puccini), ” La Treviatta” e “Rigoletto” (Verdi), “Cavalleria Rusticana” (Mascagni) e “La Bohème” (Puccini).
A orquestra tem se apresentado em importantes eventos culturais, como o “Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”; a série “In Concert”, do clube A Hebraica de São Paulo; o “Ano Chopin no Brasil”, a “Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto”, e ocasiões como aniversários de municípios, inaugurações de teatros – entre outras.

A OSRP tem projetos educativos aprovados no Artigo 18 da Lei Rouanet, que permite 100% de dedução fiscal. É administrada por entidade privada, sem fins lucrativos, responsável pela gestão e manutenção da OSRP: a Associação Musical de Ribeirão Preto, que conta com parcerias desenvolvidas junto às iniciativas pública e privada por meio de projetos da Lei Rouanet e contribuição de patronos e sócios.
Maestros consagrados já regeram a orquestra ribeirão-pretana: Roberto Minczuk, João Carlos Martins, Eleazar de Carvalho, Cláudio Cruz, Isaac Karabtchevsky, Filipe Lee, Spartaco Rossi, Rittcardo Kanji, Gunter Neuhold são alguns deles.

Também, os concertos da OSRP já receberam a participação de solistas de destaque, como: Nelson Freire, Dang Thai Son, Jacques Klein, Yara Bernette, Nicolas Koeckert, Matias de Oliveira Pinto, Fernando Portari, Rosana Lamosa, Daniella Carvalho, Ruggiero Ricci, Nathan Schwartzman, Antônio Meneses, Duo Assad, Ricardo Castro, Trio Brasileiro, Nana Vasconcelos, Dori Caymmi, Yamandú Costa, Leo Galdeman, Ivan Lins, Toquinho, Wanderléa, Miúcha, Agnaldo Rayol, Rick Vallen, Zélia Duncan – entre outros.
O concerto para o “Natal Cultural” traz para Araraquara o regente Reginaldo Nascimento, e a solista convidadaCarolina Braga. O programa apresenta: “AberturaTrágica” ( Brahms), “Concerto nº 2 para Piano e Orquestra” ( Dmitri Shostakovitch), com participação solista Carolina Braga; e “Sinfonia nº 7” ( Ludwing van Beethoven).

SERVIÇO:
“Natal Cultural” apresenta: Concerto com Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Data: segunda-feira (12 de dezembro)
Horário: 20h30
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
Realização: EPTV e Grupo OHL
Apoio: Prefeitura de Araraquara – Secretaria Municipal da Cultura e Fundart
Grátis- retirada de ingressos, no dia da apresentação, a partir das 13 horas, no Teatro Municipal (dois ingressos por pessoa)

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade