Selecione a página

Orquestra Escola e Pointé – Cia de Dança atendem mais de 200 alunos em Araraquara

Projetos sediados no Núcleo de Artes Clássicas (NAC) acreditam na cultura como base para formação humana e cidadã; ideia é expandir a iniciativa para outros polos

Orquestra Escola e Pointé – Cia de Dança atendem mais de 200 alunos em Araraquara

Por Matheus Vieira (Colaboração)

Com o objetivo de ofertar conteúdos artísticos e humanos, dois importantes projetos sócioculturais, a Orquestra Escola e Pointé Cia de Dança, atendem, gratuitamente, no Núcleo de Artes Clássicas (NAC), sempre no contraturno escolar, cerca de 200 alunos de 5 a 18 anos oferecendo atividades de música e dança eruditas.  Também há um polo da Orquestra Escola em Nova Europa, com aulas às quartas.
Segundo Geraldo Souza, gestor do NAC, a formação humana, cidadã e, consequentemente, profissional, são os pilares de todo o trabalho. “Entendemos a arte como uma das principais ferramentas de inclusão, formação e transformação social, sendo uma aliada inseparável e insubstituível na educação do ser humano”, pontua.
A Orquestra Escola atua junto a crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, promovendo a inserção social e ocupação por meio de aulas semanais. Sua grade de atividades é marcada por ações culturais e educativas através de cursos de musicalização, canto coral, violino, viola erudita e violoncelo.
“A música elimina diferenças de classes sociais, idade ou ideais. Apostamos nesse poder invisível, porém sensível”, conta Souza. O outro braço do NAC, a Pointé Cia de Dança colabora na formação de jovens dançarinos com aulas (também semanais) de ballet clássico e dança contemporânea para alunos de 5 a 12 anos. “Com um perfil lúdico, a dança é utilizada como agente capacitador, transformador, instrumento de inclusão social e também um caminho alternativo no combate da marginalidade”, pondera o gestor.

Desdobramentos
Ambos os projetos possuem capacidade de estender suas atuações a outras cidades do Estado de São Paulo, dobrando, em um curto espaço de tempo, o atendimento e beneficiários. Para tal, buscam-se novas parcerias e interessados que queiram contribuir com a formação plena de cidadãos, utilizando a arte como ferramenta indispensável.
“As ações são movidas pela crença de que é melhor caminhar e chegar ao objetivo junto do que sozinho. As experiências práticas de vivências em conjunto, grupo, comunidade, orquestra, nos faz perceber e absorver valores fundamentais, entre eles, o respeito, a tolerância, a cooperação, a ética, a disciplina e a humildade. Logo, contribuímos para formação de cidadãos preparados pra viver em sociedade. Queremos explorar suas potencialidades e habilidades, para que todos se tornem capazes de serem protagonistas de suas próprias histórias”, analisa Geraldo Souza.
Atualmente, a Orquestra Escola e Pointé-Cia de Dança são realizados pela Secretaria Estadual de Cultura (ProAC – ICMS) com patrocínios da Raízen, Usina Santa Fé (Orquestra Escola) e Grupo Morada Transportes (Pointé – Cia de Dança). Ambos utilizam o espaço do Núcleo de Artes Clássicas – NAC (Avenida João Gurgel, 1124, Carmo, Araraquara). Ainda no espaço, atualmente às quartas, ocorre o NAC Master, ensino de música e dança para adultos com investimento simbólico.

SERVIÇO
NAC – Núcleo de Artes Clássicas®
Rua João Gurgel, 1124, Carmo
(16) 3014.1287

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade