Selecione a página

Natal Solidário nos Territórios promove festa no Indaiá

Oportunidade de conhecer o trabalho do Ceu das Artes é fator positivo da ação

Natal Solidário nos Territórios promove festa no Indaiá

Balões coloridos, pula-pula, pipoca, algodão doce, escorregador, piscina de bolinha e livros para colorir com dicas da Defesa Civil. Esse era o cenário no Centro de Artes e Esportes Unificados “Vereadora Deodata Leopoldina Toledo do Amaral”, o Ceu das Artes do Jardim Indaiá no dia 14 de dezembro. “O Natal Solidário nos Territórios é um projeto que abrange várias secretarias”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Pereira Barbosa. “Além da Assistência, também estão envolvidas as Secretarias de Cultura, Esportes e Planejamento e Participação Popular. A ideia é trazer lazer e cultura às crianças nos territórios mais vulneráveis. As seis regiões atendidas pelo projeto Territórios em Rede são contempladas nesta ação”, completa.
O vereador Paulo Landim (PT) acompanha com satisfação o desenrolar da tarde. “As pessoas que moram nos bairros periféricos têm dificuldade de acesso a atividades de cultura e lazer. Basta ver a alegria dessa meninada brincando e passeando de carreta para entender a importância de se apoiar este projeto”, aponta, enquanto encontra conhecidos e bate papo com as famílias na fila da carreta. “Ações como essas proporcionam oportunidades de encontro e fortalecem vínculos entre os moradores dos bairros”, acrescenta, cumprimentando o colega Toninho do Mel (PT), que acaba de chegar e já comemora: “Que bom fazer parte de uma festa tão bonita”.
A oportunidade de conhecer o trabalho do Ceu das Artes é outro fator positivo da ação, como destaca a gestora do espaço, Cátia Teresinha Paschoaletti: “É ótimo, pois o pessoal se reúne, participa e acaba sabendo como funcionam as nossas oficinas, a sala de informática, os cursos, o nosso Cine Teatro, que é excelente. Melhoramos muito em termos de segurança nos últimos meses, e a comunidade pode aproveitar mais tudo o que temos para oferecer”.
A dona de casa Larissa Cristina de Melo trouxe os filhos de 6, 5 e 2 anos de idade. “É gostoso passar um dia diferente. Eles estão se divertindo muito. Acabamos de chegar, e os mais velhos já correram para a fila do pula-pula”, conta, enquanto espera a sua vez de pegar pipoca com a mais nova.
Uma nova fila começa a se formar na frente do Ceu das Artes. É a carreta Avassaladora que vem chegando, precedida de personagens do imaginário infantil, como Fofão e Ben 10, que chegam correndo e saltando animadamente, abrindo alas para a grande atração da festa. Crianças e adultos se agitam, sem dar importância para a chuva que começa a cair. “No evento do Residencial dos Oitis, uma senhora de mais de 60 anos de idade me disse que estava realizando um sonho antigo ao passear de carreta”, lembra Aparecido “Chumbinho” Campos, gestor de Projetos da Secretaria de Planejamento e Participação Popular. “Olha a satisfação estampada no rosto da criançada”, aponta seu colega José Carlos Felix, enquanto a carreta parte para a segunda volta da tarde. “No Oitis foram oito viagens, cada uma levando, em média, 120 pessoas”, conta Joma, o proprietário da Avassaladora, prevendo mais um dia de animação.
A chuva aperta, mas ninguém arreda o pé. Nem o vereador Landim, que acena para o pessoal da carreta e reflete: “Esta tarde com certeza vai ficar guardada na memória das crianças e de suas famílias como uma doce lembrança de Natal. É uma honra participar deste momento”.
O próximo encontro do Natal Solidário nos Territórios ocorrerá neste sábado (22), das 16 às 19 horas, no Jardim das Hortênsias, em frente à EMEF “Henrique Scabello”.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade