Select Page

Leci Brandão é atração no Dia da Consciência Negra



Show será realizado gratuitamente no Teatro de Arena, no dia 20 de novembro

Leci Brandão é atração no Dia da Consciência Negra

Após atividades de debates e reflexões, Araraquara encerra a programação do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e dos Orixás (Lei municipal nº 6.633 de 2007), com o show da cantora Leci Brandão, numa realização da Prefeitura Municipal de Araraquara. O Teatro de Arena será palco da celebração, que terá ainda a participação de diversos outros artistas, com início às 16 horas, e entrada gratuita. A parceria é com a ACAAR (Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região).
A atividade integra uma ampla programação do mês da Consciência Negra, uma realização da Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Centro de Referência Afro Mestre Jorge, ligados à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular. A programação gratuita com homenagens, debates, semana da capoeira, debates nos CRAS, dentre outras, segue até o início de dezembro e pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara.
Leci Brandão é muito querida pelos araraquarenses, que sabem como ninguém valorizar o samba. Mulher, negra, a cantora e compositora carioca, que também é atriz e parlamentar (ela se elegeu Deputada Estadual em São Paulo no 1º turno das Eleições 2018), é considerada uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.
A cantora começou sua carreira no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Mangueira. Com três LP’s, 8 CD’s, 2 DVD’s e três compactos, ela totaliza 26 obras produzidas nos seus 42 anos de carreira.
Leci desafiou as regras: esta mulher negra desafiou o lugar que era esperado por ela em uma sociedade machista e racista, mostrando que é possível ocupar outras posições e que as mulheres negras podem estar em todos os ambientes, desde que surjam oportunidades.
Vale destacar que a cantora está em seu terceiro mandato como deputada. Como parlamentar, Leci Brandão se dedica à promoção da igualdade racial, ao respeito às religiões de matriz africana e à cultura brasileira.
Segunda deputada negra da história da Assembleia Legislativa de São Paulo (a primeira foi a Dra. Theodosina Rosário Ribeiro), Leci também levanta a questão das populações indígena e quilombola, da juventude, das mulheres e do segmento LGBT.
Vale destacar que as músicas e a desenvoltura de Leci Brandão, colocaram-na em um lugar de vanguarda, o que trouxe à tona muitos temas interessantes ainda na década de 1970, como canções direcionadas ao público LGBT por exemplo. Também, entre seus temas estão a desigualdade social e as questões raciais.
A música de Leci Brandão permanece em evidência no cenário nacional, sendo “Zé do Caroço” (1978) o seu maior sucesso. A canção foi regravada pelos grupos Revelação, Art Popular, além dos cantores Seu Jorge e Mariana Aydar. Vale destacar que “Zé do Caroço” faz parte da trilha sonora do filme “Tropa de Elite 2”, lançado em 2010.
O show no Teatro de Arena também terá outras atrações especiais: Junior Barros, Samba de Bamba, DJ Marcelo e DJ Bogé. Toda a programação é gratuita. O Teatro de Arena está localizado na Avenida Adhemar Pereira de Barros, s/n°, no bairro Melhado.
Vale lembrar que, no Dia da Consciência Negra, a programação terá início às 10 horas, com a Marcha da Consciência Negra. A concentração acontece na Praça Pedro de Toledo, com previsão de saída para as 11 horas e encerramento às 12 horas. A organização do evento é do COMCEDIR – Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo. Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Programação do Mês da Consciência Negra apresenta: show com Leci Brandão
+ convidados: Júnior Barros, Samba de Bamba, DJ Marcelo e DJ Bogé
Local: Teatro de Arena (Av. Adhemar Pereira de Barros, s/n° – Melhado)
Data: 20 de novembro (terça-feira)
Horário: a parir das 16 horas
Grátis

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos