Selecione a página

Lançamento do Poemas da Arca acontece hoje na Câmara

Lançamento do Poemas da Arca acontece hoje na Câmara

Rita Alves

Acontece hoje (12), na Câmara Municipal de Araraquara, às 19h30, o lançamento do livro Poemas da Arca, de autoria do professor Carlos César Lima. A publicação é destinada ao público infanto-juvenil com poemas que unem, com criatividade, as histórias da passagem bíblica da arca de Noé, o conceito das canções de Vinicius de Moraes e a sensibilidade poética do autor.

O projeto para a publicação é resultado da experiência de Carlos como professor de Português há 12 anos no município  e 21 anos pelo Estado. Ele explica que ao longo desse tempo, desenvolveu metodologias de linguagens para crianças e adolescentes. “Quando falamos sobre escola, sempre é evidenciado o lado negativo. A criança e o adolescente são rotulados como barulhentos ou indisciplinados. Na realidade, o aluno é ouvido, mas, não escutando.”

O professor explica que desenvolveu projetos para o desenvolvimento da linguagem de seus alunos, ajudando a expandir as expressões de suas realidades por meio da leitura e do teatro. Unindo esta experiência e a afetividade com a família, com o nascimento do seu filho, ele encontrou a motivação para a criação do Poemas da Arca.

De acordo com o autor, o livro pode ser utilizado em sala de aula já “que a poesia possui uma interatividade como a palavra e seu conteúdo é lúdico para brincar com as crianças.”

Sobre a importância da leitura nos tempos atuais, Carlos ressalta que o contato desde a primeira infância com a palavra é imprescindível para a criação de um leitor crítico. “A leitura vai além da interpretação das palavras. A ação de ler é apenas a ponta do iceberg. Precisamos estimular leitores críticos, que consigam tirar a cortina dos olhos e ler as camadas mais profundas da mensagem.”

Segundo o professor, ao ler  você precisa expandir o olhar e entender o contexto da escrita, viajando nas camadas onde encontrará a causa da mensagem, o contexto em que  foi escrito até entender e analisar o ponto mais crítico da história.

Autor

Carlos César Lima é graduado e Letras pela Unesp de Araraquara. Desenvolveu o Projeto  Leitura Andante, que recebeu prêmio da Fundação  D´Paschoal por sua excelência em estimular a leitura  por meio de teatros de marionetes, fantoches, sombras e expressão corporal com crianças do 6º ano no Ensino Fundamental. Os resultados desse projeto  atravessaram o planeta até chegar e uma escola de Taiwan, onde mantém diálogo pedagógico com professores sobre incentivo à leitura.

 

O livro

Poemas das Arcas

Editora Katzen

Ilustração Aline Tiemi Oyama

Valor: R$ 20,00

Foto autor: Daniela Simões Corrêa da Silva

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade