Select Page

Lançamento do Poemas da Arca acontece hoje na Câmara



Livro do professor Carlos César Lima dialoga com a arca de Noé e as canções de Vinícius de Moraes

Lançamento do Poemas da Arca acontece hoje na Câmara

Rita Alves

Acontece hoje (12), na Câmara Municipal de Araraquara, às 19h30, o lançamento do livro Poemas da Arca, de autoria do professor Carlos César Lima. A publicação é destinada ao público infanto-juvenil com poemas que unem, com criatividade, as histórias da passagem bíblica da arca de Noé, o conceito das canções de Vinicius de Moraes e a sensibilidade poética do autor.

O projeto para a publicação é resultado da experiência de Carlos como professor de Português há 12 anos no município  e 21 anos pelo Estado. Ele explica que ao longo desse tempo, desenvolveu metodologias de linguagens para crianças e adolescentes. “Quando falamos sobre escola, sempre é evidenciado o lado negativo. A criança e o adolescente são rotulados como barulhentos ou indisciplinados. Na realidade, o aluno é ouvido, mas, não escutando.”

O professor explica que desenvolveu projetos para o desenvolvimento da linguagem de seus alunos, ajudando a expandir as expressões de suas realidades por meio da leitura e do teatro. Unindo esta experiência e a afetividade com a família, com o nascimento do seu filho, ele encontrou a motivação para a criação do Poemas da Arca.

De acordo com o autor, o livro pode ser utilizado em sala de aula já “que a poesia possui uma interatividade como a palavra e seu conteúdo é lúdico para brincar com as crianças.”

Sobre a importância da leitura nos tempos atuais, Carlos ressalta que o contato desde a primeira infância com a palavra é imprescindível para a criação de um leitor crítico. “A leitura vai além da interpretação das palavras. A ação de ler é apenas a ponta do iceberg. Precisamos estimular leitores críticos, que consigam tirar a cortina dos olhos e ler as camadas mais profundas da mensagem.”

Segundo o professor, ao ler  você precisa expandir o olhar e entender o contexto da escrita, viajando nas camadas onde encontrará a causa da mensagem, o contexto em que  foi escrito até entender e analisar o ponto mais crítico da história.

Autor

Carlos César Lima é graduado e Letras pela Unesp de Araraquara. Desenvolveu o Projeto  Leitura Andante, que recebeu prêmio da Fundação  D´Paschoal por sua excelência em estimular a leitura  por meio de teatros de marionetes, fantoches, sombras e expressão corporal com crianças do 6º ano no Ensino Fundamental. Os resultados desse projeto  atravessaram o planeta até chegar e uma escola de Taiwan, onde mantém diálogo pedagógico com professores sobre incentivo à leitura.

 

O livro

Poemas das Arcas

Editora Katzen

Ilustração Aline Tiemi Oyama

Valor: R$ 20,00

Foto autor: Daniela Simões Corrêa da Silva

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos