Selecione a página

Jorge Aragão é o destaque do Mês da Consciência Negra

Programação gratuita começa neste dia 4 e segue até dezembro

Jorge Aragão é o destaque do Mês da Consciência Negra

Jorge Aragão é o grande destaque do Mês da Consciência Negra que, nesta edição 2019, apresenta o tema “Resistir é preciso!”. A programação realizada pela Prefeitura de Araraquara – por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Planejamento e Participação Popular – e COMCEDIR (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo) é totalmente gratuita.

As atividades da programação, realizada no período entre 04 de novembro e 01 de dezembro, são diversificadas e contam com: minicurso, oficina, roda de conversa, mostra artística, encontros, ação, palestras em escolas, campanha de doação de sangue, Prêmio Zumbi dos Palmares, passeio ciclístico, roda de samba, Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+, Samba Rock na Praça. Vale destacar que as ações realizadas nos CRAS serão estendidas até 18 de dezembro.

O coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade, Luiz Fernando Costa de Andrade, conta que a programação visa abordar o racismo estrutural, articulando às ideias referentes a Saúde, Educação, Trabalho e Renda. “São as vulnerabilidades que atingem negros e negras em Araraquara”, aponta o coordenador de acordo com as discussões realizadas junto ao COMCEDIR.

Cursos, palestras e Prêmio Zumbi – O minicurso “Racismo Institucional” está no início da programação do Mês, na próxima quarta-feira (06), também sendo parte da agenda da XX Semana de Ciências Sociais – “O papel do cientista social na formação cidadã ativa”. O minicurso será realizado na FCLAR/UNESP, das 13h às 18 horas.

O Prêmio Zumbi dos Palmares, uma das principais atividades da programação, irá homenagear este ano a Professora Maria Alves. A cerimônia de premiação acontece no dia 18, das 19h às 21h30, na Câmara Municipal de Araraquara.

A palestra “No limite da saúde: perspectivas e reflexões acerca da saúde da população negra e das condições de saúde psicológica dos agentes de segurança pública” será realizada nos dias 28 e 29, às 9 horas, em local a ser definido. A atividade é uma articulação da Comissão de Saúde, Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e 13º Batalhão da Polícia Militar.

 

Dia da Consciência Negra

O Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás, 20 de novembro, se inicia com um Passeio Ciclístico, às 8 horas, com concentração e saída da Praça Scalamandré Sobrinho, em uma promoção do Colégio COC Araraquara.

Das 15h às 17h30, na Praça do Daae, acontece um ato político-cultural e a concentração para a Marcha da Consciência Negra. O evento contará com roda de samba, com grupos selecionados por meio de edital (inscrições abertas – informações no site da Prefeitura, na aba “Editais da Cultura”).

O show em referência ao Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás terá início às 18 horas na área externa do Ginásio de Esportes Gigantão, com grupo musical selecionado via edital abrindo o show principal: Jorge Aragão, às 19 horas. O músico que seria atração na Facira 2019, mas que ficou impossibilitado de vir à cidade devido a problemas de saúde, promete muita animação, samba e axé para celebrar o Dia Municipal da Consciência Negra.

 

Saúde

Na terça (12), o Galpão dos Estofados, no Jardim Santa Clara, acontece a ação “Saberes: o cuidar da Saúde da População Negra e de Terreiros”, com Nair Claudino. A ação será às 8 horas da manhã.

Uma campanha solidária de doação de sangue também é destaque no Mês da Consciência Negra e terá a abertura com uma mesa redonda, no Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, das 18h às 20 horas, no dia 14. A campanha é uma parceria do Hemonúcleo de Araraquara com a Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio dos: Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti e Centro de Referência Afro Mestre Jorge.

A saúde da população negra entra na pauta do Mês, com as atividades do I Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+ terá a abertura no dia 21, em promoção da Assessoria Especial de Políticas LGBT-QIA+. A programação completa deve ser divulgada em breve.

Em referência ao “Novembro Azul”, o “Mês de Atenção à Saúde Masculina”, no PSF Cruzeiro do Sul, dia 23, às 9 horas, acontece a “Ação André Brás” – uma articulação da Comissão de Saúde e do COMCEDIR, com a participação do urologista Dr. Ricardo Barros.

 

Nas escolas

Na quinta-feira (07), a Escola Estadual Carlos R. Marques, no Vale do Sol, das 9h30 às 12h20, recebe a Oficina “Cultura e Consciência Negra: arte, corpo e conhecimento”, com palestra e intervenções artísticas. Esta mesma oficina estará: na Escola Estadual Maria Isabel Orso (dia 22, das 10h às 12h e das 16h às 18h).

A Fundação CASA, na sexta- (08) e no dia 29, em dois períodos (das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30) recebe a roda de conversa “As culturas tradicionais e formação de uma consciência negra no Brasil”, além de uma atividade que irá tratar das linguagens e práticas culturais tradicionais (matriz africana, afro-brasileira, popular, nacional).

Na EMEF Henrique Scabello, no Jd. Hortências, também dia 08, acontece a I Mostra Artística Cultural Escola Viva, com a participação dos professores das Oficinas Culturais do Centro de Referência Afro: História em Quadrinhos, com o professor Rodrigo, das 9h às 10h30; e Samba Rock, com professor Saulo, das 13h às 14h30.

Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, no dia 18, das 7h às 10h30 e das 14h às 17h30, contará com a palestra “Consciência e Cultura Negra – contribuições das linguagens tradicionais e contemporâneas por meio da música”.

A palestra “A consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais” entra na programação das seguintes escolas: Escola Estadual Léa de Freitas (dia 12, das 10h às 12h20), E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior – Professor Machadinho (dia 13, das 12h30 às 13h30) e Escola Estadual Oacyr Antônio Ellero (dia 14, das 9h30 às 11h).

 

Na região

Um Encontro Regional de Formação de Conselhos Municipais em Políticas de Promoção da Igualdade Racial está programado para o domingo (10), na Fazenda Santa Maria do Monjolinho, em São Carlos, das 9h30 às 12h30.

No dia 19, a programação alcança Ibaté e Matão: a Escola Estadual Professor Doutor Segundo Carlos Lopes, em Ibaté, terá a roda de conversa “O pós-abolição e as discussões sobre negritudes e branquitudes – relatos de pesquisa e experiência”, das 9h às 12h20; enquanto em Matão, nas Faculdades Anhanguera, haverá a palestra “Da Consciência Negra à Consciência Humana: dilemas e reflexões”, das 19h às 22h30.

Américo Brasiliense, por meio dos alunos da Escola Municipal Américo Roncalli, terá a palestra de abertura do Projeto Guri Consciente, com o tema: “Breve abordagem sobre a relevância do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro”, às 14 horas do dia 22.

Mais Samba e Samba Rock – Não poderia faltar samba nos últimos dias da programação, e será com samba nas praças! Na Praça da Esplanada das Rosas, em frente à Prefeitura e ao Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, no dia 29 tem o projeto “Samba Rock na Praça”, das 18 às 21 horas; enquanto na Praça da Independência, no dia 01 de dezembro – em referência ao Dia Nacional do Samba – haverá o encerramento do Mês da Consciência Negra com apresentações de grupos de samba selecionados por meio de edital público. Os shows acontecem das 17h às 21 horas.

 

CRAS

Nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) será realizadas as rodas de conversa “A consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais”. O objetivo é promover a roda de conversa com vistas a conscientização da população sobre a importância das discussões possíveis a partir dos temas relacionados à consciência negra para a compreensão dos desafios atuais: a luta por ampliação de direitos, justiça social e reconhecimento cultural-político, tendo por promotores as e os conselheiros municipais do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e demais atores relacionados às políticas de promoção da igualdade racial em Araraquara.

04/11 – 9h: CRAS Maria Luiza (crianças)

06/11 – 9h: CRAS Maria Luiza (mulheres)

07/11 – 9h: CRAS Cruzeiro do Sul (adultos)

07/11 – 14h: CRAS Maria Luiza (jovens)

07/11 – 16h30: CREAS (pais e responsáveis por adolescentes em cumprimento de medida)

12/11 – 13h30: CRAS Hortênsias (mulheres)

13/11 – 8h30: CRAS Selmi Dei (adultos)

21/11 – 8h30: CRAS Parque São Paulo (idosos)

26/11 – 9h: CRAS Vale do Sol (adultos)

02/12 – 13h30: CREAS (pais com filhos em situação de acolhimento institucional)

04/12 – 14h: Centro da Juventude (participação: grupos de jovens dos CRAS Cruzeiro do Sul e São Rafael)

05/12 – 13h30: CRAS Valle Verde (jovens)

11/12 – 8h30: CRAS Yolanda Ópice (idosos)

11/12 – 14h: CREAS (adolescentes em cumprimento de medida)

12/12 – 9h: CRAS Valle Verde (mulheres)

12/12 – 9h: CRAS Maria Luiza (idosos)

18/12 – 9h: CRAS São Rafael (adultos)

*

 

Programação do Mês Municipal da Consciência Negra 2019 – “Resistir é preciso!”

06/11 – quarta-feira

Atividade: Minicurso – “Racismo Institucional” (XX Semana de Ciências Sociais – O papel do cientista social na formação cidadã ativa)

Local: FCLAR/UNESP

Horário: 13h às 18h

 

07/11 – quinta-feira

Atividade: Oficina (Palestra e intervenções artísticas) – Cultura e Consciência Negra: arte, corpo e conhecimento

Local: Escola Estadual Carlos R. Marques (Vale do Sol)

Horário: 9h30 às 12h20

 

08/11 – sexta-feira

Atividade: Linguagens e práticas culturais tradicionais (matriz africana, afro-brasileira, popular, nacional) – Roda de Conversa tendo como tema: as culturas tradicionais e formação de uma consciência negra no Brasil.

Local: Fundação CASA

Horários: 10h às 11h30; e 14h às 15h30

Atividade: I Mostra Artístico Cultural Escola Viva – EMEF Henrique Scabello

Local: EMEF Henrique Scabello (Jd. Hortências)

Horários:

• Rodrigo (História em Quadrinhos) Oficinas Culturais – Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”) – 9h às 10h30

• Saulo (Samba Rock) Oficinas Culturais – Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”) – 13h às 14h30

 

10/11 – domingo

Atividade: Encontro Regional de Formação de Conselhos Municipais em Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Local: Fazenda Santa Maria do Monjolinho (Estr. Mun. Washington José Pêra, 1977 – Botafogo. São Carlos/SP

Horário: 9h30 às 12h30

 

12/11 – terça-feira

Atividade: Ação – “SABERES: o cuidar da Saúde da População Negra e de Terreiros – Nair Claudino”

Local: Galpão dos Estofados – Avenida Francisco Vaz Filho, 3016 – Santa Clara

Horário: 8h

Atividade: Palestra – tema: a consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais

Local: Escola Estadual Léa de Freitas

Horário: 10h às 12h20

 

13/11 – quarta-feira

Atividade: Palestra – tema: a consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais

Local: E.E. Joaquim Pinto Machado Júnior – Professor Machadinho

Horário: 12h30 às 13h30

 

14/11 – quinta-feira

Atividade: Palestra – tema: a consciência negra como fundamento das lutas por justiça social e reconhecimento cultural-político em meio aos desafios e dilemas atuais

Local: Escola Estadual Oacyr Antônio Ellero

Horário: 9h30 às 11h

Atividade: Mesa Redonda – abertura da campanha de doação de sangue – parceria do Hemonúcleo de Araraquara com a Prefeitura Municipal de Araraquara por meio dos Centros de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti” e Centro de Referência Afro – “Mestre Jorge”.

Local: Auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade

Horário: 18h às 20h

 

18/11 – segunda-feira

Atividade: Palestra – tema: Consciência e Cultura Negra – contribuições das linguagens tradicionais e contemporâneas por meio da música.

Local: Escola Municipal Iracema Nogueira

Horários: 7h às 10h30/14h às 17h30

Atividade: Prêmio Zumbi dos Palmares (Premiada: Professora Maria Alves)

Local: Câmara Municipal de Araraquara

Horário: 19h às 21h30

 

19/11 – terça-feira

Atividade: Roda de Conversa – tema: O pós-abolição e as discussões sobre negritudes e branquitudes – relatos de pesquisa e experiência.

Local: Escola Estadual Professor Doutor Segundo Carlos Lopes – Ibaté/SP

Horário: 9h às 12h20

Atividade: palestra – tema: Da Consciência Negra à Consciência Humana: dilemas e reflexões.

Local: Faculdades Anhanguera – Matão/SP

Horário: 19h às 22h30

 

20/11 (quarta-feira) – Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás

Atividade: Passei ciclístico (Promoção – Colégio COC Araraquara)

Local de concentração e saída: Praça Scalamandré Sobrinho

Horário: 8h

Atividade: Ato Político-Cultural e Concentração para a Marcha da Consciência Negra

Local: Praça do DAAE

Horário: 15h às 17h30

– Atração: Roda de Samba (Edital Público)

Atividade: Show em referência ao Dia Municipal da Consciência Negra e dos Orixás

Local: Ginásio de Esportes – Gigantão (área externa)

Horário: 18h

– Show de abertura – 18h (Edital Público)

– Show principal – 19h (Jorge Aragão)

 

21/11 – quinta-feira

Atividade: I Seminário Estadual da População Negra LGBT-QIA+ (Promoção: Assessoria Especial de Políticas LGBT-QIA+)

Obs: mais informações e programação completa em breve

 

22/11 – sexta-feira

Atividade: Oficina (Palestra e intervenções artísticas) – Cultura e Consciência Negra: arte, corpo e conhecimento

Local: Escola Estadual Maria Isabel Orso

Horários: 10h às 12h; e das 16h às 18h

Atividade: Palestra Abertura – Projeto Guri Consciente – “Dia da Consciência Negra”. Tema: “Breve abordagem sobre a relevância do Dia da Consciência Negra – 20 de novembro”

Local: Escola Municipal Américo Roncalli

Endereço: Avenida Secondo Della Rovere, 595, Jardim São José – Américo Brasiliense/SP

Horário: 14h

 

23/11 – sábado

Atividade: Ação André Brás – em referência ao “Novembro Azul” (Mês de Atenção à Saúde Masculina) – articulação Comissão de Saúde e COMCEDIR com participação do Dr. Ricardo Barros (urologista).

Local: PSF Cruzeiro do Sul

Horário: 9h

 

28 e 29/11 – quinta e sexta-feira

Atividade: Palestra – “No limite da saúde: perspectivas e reflexões acerca da saúde da população negra e das condições de saúde psicológica dos agentes de segurança pública” (articulação Comissão de Saúde – Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo e 13º Batalhão da Polícia Militar)

Local: a definir

Horário: 9h

 

29/11 – sexta-feira

Atividade: Linguagens e práticas culturais contemporâneas (matriz africana, afro-brasileira, popular, periférica, nacional e internacional) – Roda de Conversa tendo como tema: as culturas contemporâneas e consciência negra no Brasil.

Local: Fundação CASA

Horários: 10h às 11h30/14h às15h30

Atividade: Projeto – Samba Rock na Praça

Local: Em frente ao Palacete das Rosas (Secretaria de Cultura)

Horário: 18h às 21h

 

01/12 (domingo) – Atividade de Encerramento – em referência ao “Dia Nacional do Samba” (02/12)

Local: Praça da Independência

Horário: 17h às 21h

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade