Select Page

Índios na Câmara



Cultura indígena é tema de exposição na Câmara Municipal

A partir de amanhã, a Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Câmara Municipal de Araraquara, iniciam a exposição “Cultura Material Indígena”, no saguão do Legislativo. A abertura será às 15 horas, com entrada franca, e terá a apresentação do grupo de Hip Hop Original Kizomba Crew e alunos das Oficinas Culturais Municipais.
A exposição – que faz parte das comemorações da Ameríndia 2013 e tem a participação da Fundação Araporã – reúne 21 peças do acervo do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria e presta uma homenagem ao dia 19 de abril, quando é comemorado o Dia do Índio.
“Cultura Material Indígena” reúne na Câmara Municipal uma pequena mostra de variados objetos da cultura indígena brasileira, com cestarias, cerâmicas, armas (arco e flecha) e objetos de adorno pessoal (braceletes, colares – entre outros).
Nas culturas indígenas, os índios confeccionam seus objetos e dão muito valor a eles, principalmente aos que são usados nos rituais. As cerâmicas feitas pelas mulheres, que usam barro adequado, muitas vezes misturam argila, grânulos diversos ou cacos velhos bem triturados. São utilizados para buscar, guardar e servir água, para preparar e servir bebidas fermentadas de milho e mandioca, para armazenar produtos e cozinhar os alimentos. Algumas ferramentas, como machados, são feitos em pedras e servem para a derrubada do mato. Já os adornos podem ser produzidos com dentes, penas e unhas de animais – entre outros.
O dia 19 de abril foi escolhido para homenagear os índios porque nesta data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México. O evento teve como objetivo divulgar a cultura indígena em toda a América e também para reivindicar que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
A exposição permanece na Câmara até o dia 26 de abril. O horário de visitação é de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos