Selecione a página

Formação com curadora da Bienal de São Paulo recebeu 450 professores da Educação Infantil

Stela Barbieri é artista plástica, educadora e contadora de histórias

A palestrante Stela BarbieriA Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), recebeu ontem a artista plástica, educadora e curadora do projeto educativo da 29ª Bienal de Arte de São Paulo, Stela Barbieri, para a aula inaugural que marcou o inicio da formação “Arte e Cultura na pré-escola” para 450 professores da rede municipal.

Presente no evento, o secretário Municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino) representou o prefeito Marcelo Barbieri destacando a importância da formação como investimento no profissional.

“O prefeito tem dado grande atenção à educação, com construções, reformas e ampliações nas escolas, compra de equipamentos, e melhora de toda a estrutura física das unidades, mas sabe que o investimento mais importante é no material humano e por isso a verba destinada aos cursos de formação continuada deste ano é bem maior que a de 2010”, falou Nino.

“Temos uma rede de educação infantil que é referência, com profissionais gabaritados e que trabalham com seriedade. Este curso foi o atendimento a um pedido dessa rede, e o conhecimento abrirá ainda mais espaço para o aprendizado e propagação da arte e da cultura na nossa cidade, que já é muito forte”, completou o secretário.

A gerente de Educação Infantil da SME, Viviane Cereda, destacou que “o objetivo é fortalecer a estrutura, dando subsidio para que o professor possa aperfeiçoar a prática desenvolvida”, disse a gerente. “Estamos realmente envolvidos com este compromisso e a formação é um detalhe extremamente importante na nossa proposta pedagógica”.

A palestrante, Stela Barbieri, iniciou sua fala agradecendo e dispondo do convite. “Passar o conhecimento que tenho é minha obrigação, porque sou filha dessa terra e professora da educação infantil desde os 17 anos de idade”, contou. “Vamos superar as dificuldades na área das artes a partir dessa conversa”, principiou Stela, com o tema Formação Estética.

As professoras fizeram perguntas, comentários e trocaram idéias e experiências que enriqueceram o debate.

O curso, que será presencial, terá carga horária de 32 horas divididas em um encontro por mês de quatro horas de duração com 10 grupos de 45 professores, e segue até novembro culminando na visita à exposição da Bienal com atividades de Ateliê. A metodologia usada será a participação em oficinas, a promoção de intercâmbios e sensibilizações.

“O prefeito Marcelo Barbieri sempre prezou pela continuação do processo de reciclagem para garantir a qualidade do ensino municipal, e esse curso vem ao encontro do que buscam, tanto o governo quanto nosso corpo docente, que é a melhora e aprimoramento constante da educação”, enfatizou Nino.

A palestrante
Stela Barbieri é artista plástica, educadora e contadora de histórias. Curadora do projeto educativo da 29.ª Bienal de Arte de São Paulo. Diretora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, responsável pela coordenação geral de cursos de formação de professores, equipe de atendimento ao público e publicações de apoio às exposições, além de cursos das várias linguagens artísticas para público em geral e especializado.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade