Selecione a página

Expo Hansen Bahia na Câmara

Expo Hansen Bahia na Câmara

Da Redação

 

Nesta segunda-feira (7) até 31 de janeiro, os amantes da arte poderão prestigiar a Expo Hansen Bahia, no Saguão da Câmara Municipal de Araraquara.

Hansen Bahia (Karl Heinz Hansen) nasceu em Hamburgo em 1915, tornou-se marinheiro, escultor, pintor e cineasta. Alistou-se na Marinha Alemã e participou da II Grande Guerra.

Ao término do episódio bélico, Hansen inicia sua vocação: trabalhar a madeira para reproduzir xilogravuras. Descobriu o Brasil no final da década de 1950. Primeiro trabalhou na Companhia Melhoramentos, em São Paulo, depois vfoi para a Bahia, em 1955, onde inicia uma série de gravuras chamada “Flor de São Miguel”, com o apoio do escritor Jorge Amado, seu eterno amigo.

Volta para Europa, produz mais xilogravuras dentro de um castelo e depois vai para Adis Abebe, na Etiópia, ensinar a arte da gravura. Em terras baianas se naturalizou e recebeu o nome de Hansen Bahia.

Estabelecendo-se em São Felix, no Recôncavo Baiano, no início da década de 1970. Em 19 de abril de 1978, data de seu aniversário, inaugurou na cidade de Cachoeira a sede provisória de sua Fundação na casa natal de Anna Nery. Pouco tempo depois, faleceu aos 63 anos. Realizou inúmeros trabalhos, entre eles, as ilustrações para as obras de Jorge Amado, Castro Alves, François Villon, Bertolt Brecht e outros.

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade