Selecione a página

Em setembro grandes nomes da dança chegam à Araraquara

Grandes nomes da dança brasileira estarão na programação de setembro do Sesc Araraquara, que em parceria com o 16º Festival de Dança de Araraquara realiza atividadesinteiramente gratuitas. Os renomados Angel Vianna, Norberto Presta e Jussara Millerchegam à cidade trazendo um pouco de seu trabalho para o público.Na sexta-feira (9), Angel e Norberto ministram uma aula […]

Grandes nomes da dança brasileira estarão na programação de setembro do Sesc Araraquara, que em parceria com o 16º Festival de Dança de Araraquara realiza atividadesinteiramente gratuitas. Os renomados Angel Vianna, Norberto Presta e Jussara Millerchegam à cidade trazendo um pouco de seu trabalho para o público.
Na sexta-feira (9), Angel e Norberto ministram uma aula espetáculo na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, às 14h. A proposta é realizar uma sessão de trabalho onde entrecruzem os princípios de suas investigações sobre o corpo em movimento. As inscrições já estão abertas na Central de Atendimento do Sesc.
Nos dias 10 e 11, a bailarina, coreógrafa e diretora Jussara Miller conduz a oficina “A Escuta do Corpo”, propondo ao público a exploração do movimento a partir da investigação do corpo sensível. O objetivo é trabalhar o estado de presença contextualizando a preparação do corpo cênico a partir do referencial somático com a prática da técnica Klauss Vianna.
O espetáculo “Amanhã é outro dia” acontece no sábado (10), às 20h e a distribuição de ingressos será no próprio dia, a partir das 9h30.Com direção e dramaturgia do ítalo argentino Norberto Presta, este solo da coreógrafa e bailarina mineira Angel Vianna relaciona os 50 anos de sua chegada ao Rio de Janeiro, com a história da cidade e da dança no Brasil. Odiretor reconstrói de modo artístico o percurso das últimas décadas da carreira de Angel.

Sobre o espetáculo
“Desde a chegada de Angel ao Rio em 1965, seu corpo e o corpo da cidade viveram momentos marcantes, que se influenciaram mutuamente. É essa trajetória, transformada em dança, que o espetáculo pretende trazer ao palco”, explica o diretor Norberto Presta.”Amanhã é outro dia! traz à tona a memória do corpo da mestra-bailarina em seus 87 anos de existência. No palco, Angel dança e conta a sua história por meio de uma coreografia autoral, fato inédito desde seu último solo “Angel, simplesmente Angel”, em 1997.
“Tudo surgiu de uma brincadeira que virou coisa séria. Fui assistir a um espetáculo da bailarina Jussara Miller dirigido pelo Norberto. Virei para ele disse: quero um trabalho igual a esse! Então ele montou o projeto e eu amei. Com esse espetáculo eu estou buscando um novo caminho, uma maneira nova de viver, de dizer e de dançar”, conta Angel.
Angel teve uma importância ímpar na construção da história da dança. Ajudou a tornar o Rio de Janeiro referência no Brasil nessa área e atraiu estudantes e artistas oriundos das mais diversificadas regiões e do mundo para a cidade. “Esse solo não é o tributo de uma trajetória passada. Angel é um exemplo atual de vida e profissional.

Sobre Angel Vianna
Maria Ângela Abras Vianna, Angel Vianna, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, (1928). Descendente de família tradicional de Minas, filha de Libaneses, Angel iniciou seu percurso na dança aos 12 anos de idade. Principal replicadora do movimento da Dança-terapia e Expressão corporal no Brasil, junto com seu companheiro de trabalho e de vida, Klauss Vianna (1928-1992), que conheceu em 1943, no Colégio Padre Machado.
Em 1955 Angel montou sua primeira escola de dança, em Belo Horizonte, na casa em que foi morar com Klauss. Em 1959 o casal Vianna funda o Ballet Klauss Vianna, consequência do sucesso que foi a escola. Em 1975, foi inaugurado o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação, embrião da Escola Angel Vianna que se confirmou anos depois (1983). Angel é reconhecida em seu trajeto na dança por seu olhar sensível às singularidades dos corpos. A partir dessa filosofia, inovou com trabalhos coreográficos através das companhias que criou: Ballet Klauss Vianna, Grupo Brincadeiras, Grupo Teatro do Movimento e o Grupo Corpo Teatro do Movimento. Ela produz, cria e ensina dança desde 1948 e é uma das pioneiras da dança contemporânea no Brasil.
Recebeu várias homenagens, condecorações e premiações. Entre elas destacam-se: o Prêmio Mambembe (1996); a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural (1999), o Diploma Orgulho Carioca (2000) e o título de Doutora Notório Saber nas áreas de conscientização do movimento, cinesiologia e dança da Universidade Federal da Bahia (2003).

Sobre Norberto Presta
Ator, diretor, pedagogo e escritor teatral, iniciou sua atividade no teatro em 1971. Os temas sociais e políticos em um teatro onde a imagem e o corpo são protagonistas fazem o conteúdo e a forma do seu trabalho. Em 1981 participou do ISTA (International School of TheatreAnthropology) dirigido por Eugenio Barba.
Escreveu, dirigiu e interpretou cerca de 100 espetáculos, participando de festivais na Itália, Áustria, República Tcheca, Espanha, México, Argentina, Brasil, Equador. Desenvolve intensa atividade formativa, colaborando com grupos teatrais em vários países. Em sociedade com Andrea Elias fundou no Rio de Janeiro, em 2009, a Trânsito Produções Culturais que realiza diversos projetos no Rio de Janeiro e em intercâmbio com países da América Latina e Europa.
Na Europa ganhou os prêmios: Prêmio Impulse Nordheim – Westfalen por Terra Felicita (Direção – Oldenburg/Alemanha – 1992); Prêmio Nacional de Escritura Teatral “MünsteranerAutorenpreis“ (1998); Prêmio de melhor espetáculo “M.Apostroff99” em Praga com VIA ROSSE (2000).
Crianças não ficam de fora. Quem encerra a programação no sábado (11), às 11h30, é a Cia. de Dança Teatro Xirê, com o espetáculo de dança infantil “Quando eu crescer, eu quero ser…”, que conta a história de Jujuba de Morango que sonha em ser uma primeira bailarina. A retirada dos ingressos acontece no dia, a partir das 9h30.

Serviço

Espetáculo “Amanhã é outro dia”
Dia: 10/9, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro
Classificação: livre
Grátis
Distribuição de ingressos no dia, a partir das 9h30.

Aula espetáculo com Angel Vianna e Norberto Presta
Dia 9/9 às 14h. Grátis. Na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.
25 vagas. Inscrições abertas na Central de Atendimento do Sesc.

Oficina “A Escuta do Corpo” com Jussara Miller
Dias 10, sábado, das 10h às 18h30 e dia 11, domingo, das 10h às 14h.
Sala de Expressão Corporal. 20 vagas. Grátis.
Atividade voltada para pessoas com alguma experiência em dança e teatro.

Espetáculo infantil de dança “Quando eu Crescer, eu Quero Ser…”
Dia 11/9 às 11h30. Grátis. Teatro
Distribuição de ingressos no dia, a partir das 9h30.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade