Select Page

Domingo tem samba em roda no estacionamento do Sesc



Pra curtir, sambar e cantar junto, a Roda de Samba do Cupinzeiro propõe um mergulho no universo do samba tradicional brasileiro

Domingo tem samba em roda no estacionamento do Sesc

Composições próprias compõem o repertório da roda de samba proposta pelo Núcleo Cupinzeiro, e importantes compositores da música brasileira como Cartola, Nelson Cavaquinho, Geraldo Filme, Paulinho da Viola, Candeia tem suas obras revisitadas em arranjos cuidadosos, mantendo os códigos específicos da tradição do samba em uma formação que permite muitos recursos: violão de 6, violão de 7, cavaquinho, pandeiro, percussão, sanfona e vozes.
O grupo comanda a roda de samba no estacionamento do Sesc Araraquara neste domingo (12), às quatro da tarde, apresentando a pesquisa e criação de mais de 15 anos de trajetória, e convidando o público a um mergulho no universo do samba tradicional brasileiro.
Com Anabela (voz, percussão e direção artística), Edu de Maria (voz, violão e direção artística), Lucas Arantes (cavaquinho), Edu Guimarães (sanfona e percussão), Guilherme Girardi (violão de 7 cordas), Roberto Amaral (pandeiro e percussão), Xeina Barros (percussão) e João Casimiro (percussão), o Núcleo Cupinzeiro é um coletivo que desenvolve atividades nos diversos aspectos do fazer musical. Por meio de shows, rodas e oficinas apresenta um pouco da memória do samba sob novas interpretações e arranjos, mantendo sempre diálogos vivos com a tradição. Para as criações artísticas o grupo já teve como inspiração o samba paulista, as tradições do samba rural em Campinas e em sua mais recente pesquisa trabalha com as influências da música do nordeste na tradição musical do samba no sudeste.
“Marejante”, o novo trabalho, propõe um caminho com referências do Sertão até o Mar e se configura como uma homenagem à cultura musical nordestina tão presente na formação da cultura musical do sudeste. Ao pesquisar os batuques (formadores do samba em São Paulo) cantados pelos escravos no século XIX em uma fazenda de café em Campinas, interior do Estado, foram encontrados registros de letras que ainda hoje são cantadas nos sambas de roda do Recôncavo baiano e em rodas de Capoeira em vários estados do nordeste. O argumento parte deste elo musical entre os dois estados. O roteiro é composto por músicas de compositores nordestinos ou que possuam temas que se aproximem da tradição do nordeste, e também de canções inéditas de integrantes do Cupinzeiro compostas para este show. O resultado é um trabalho que tem como base o samba, mas que também apresenta em seu repertório canções e baiões, ilustrando um ambiente musical diversificado: do acompanhamento em formação de regional ao violão e voz; do sanfoneiro aos caminhos do samba.

Serviço
Roda de Samba do Cupinzeiro
Dia: 12/8, domingo
Horário: 16h
Local: Estacionamento do Sesc
Classificação: Livre
Grátis

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Arquivos