Selecione a página

Cultura de rua em destaque na programação do Sesc Verão

A programação inclui vivências e apresentações, todas com entrada gratuita

Cultura de rua em destaque na programação do Sesc Verão

Em fevereiro, o Sesc Araraquara dá início a mais um mês repleto de motivos para que todos possam curtir o verão nutrindo-se com atividades recreativas, esportivas e culturais. No sábado (2), em parceria com a Prefeitura de Araraquara, acontece o Arte em Movimento, festival que reunirá diversos elementos da cultura de rua, trazendo ao público uma pequena amostra deste universo de práticas esportivas e culturais tão diversas e dinâmicas que uma definição única e estática não daria conta. A programação inclui vivências e apresentações, todas com entrada gratuita.

A iniciativa busca também apresentar alguns elementos daquilo que influenciou as origens da cultura de rua, então, logo pela manhã, quem dá início às atividades é pessoal do Centro Cultural Quilombo Urbano OMG, com uma vivência que traz o rap em forma de poesia com o fundo musical baseado nos tambores. A proposta é que todos possam aprender um recorte rítmico e compreender as relações entre as influências da ancestralidade africana e o hip hop. Quem quiser pode trazer seu instrumento de percussão e participar.

O grupo ainda segue na programação com a vivência de estêncil e adinkra, das 13h às 15h. Após apresentar um breve panorama dos cinco elementos do hip hop, haverá exibição da técnica do estêncil com enfoque na linguagem simbólica chamada “adinkra”, uma representação gráfica presente no continente africano. Os participantes são convidados a trazer seu suporte: retalhos de tecido, camisetas, bolsas de tecido etc.

E é claro que vai ter som! A partir das 14h, a seleção fica por conta do Dj Budah K, que conta a história do hip hop por meio da música, mostrando as diferentes influências na cultura e sua pluralidade ao longo das quatro décadas do movimento. Em seguida, a pista é do grupo Original Kizomba Crew, que dá o toque com a intervenção de breaking, apresentando uma Cypher (tradicional roda de dança) Bgirls Bboys, Poppers e Lockers de Araraquara e região.

O esporte é representado pelo Basquete 3×3, modalidade que estreia nas Olimpíadas de 2020, no Japão. Tem festival de Basquete 3×3 para diversas faixas etárias e também apresentação da atleta Alessandra Santos de Oliveira, que há dezessete anos joga pela Seleção Brasileira. Foi campeã mundial em 94, ganhou duas medalhas em Olimpíadas – prata em Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000) – e pretende ir às Olimpíadas do Japão 2020.

Serviço

FESTIVAL ARTE E MOVIMENTO: CULTURA DE RUA

Dia: 2 de fevereiro, sábado

Horário: atividades das 10h às 18h

Local: Ginásio de Eventos Sesc Araraquara

Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha

Grátis

Realização: Sesc Araraquara

Parceria com a Prefeitura de Araraquara

VIVÊNCIAS

Das 10h às 12h – RAP E TAMBORES

Com o Centro Cultural Quilombo Urbano OMG.

Das 13h às 15h – ESTÊNCIL E ADINKRA

Com o Centro Cultural Quilombo Urbano OMG.

APRESENTAÇÔES

A partir das 14h – DJ BUDAH K – HISTÓRIA DO HIP HOP POR MEIO DA MÚSICA

A partir das 15h

– ORIGINAL KIZOMBA CREW

– BASQUETE 3X3 Com a atleta Alessandra Santos de Oliveira,

FESTIVAL

BASQUETE 3 X 3

De 7 a 14 anos: das 10h30 às 13h.

Acima de 15 anos: das 14h às 18h.

Inscrições no local, 30 minutos antes de cada categoria.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade