Selecione a página

Consciência com diversão

Feriado da Consciência Negra conta com Marcha Zumbi dos Palmares, Feir’Afro, passeio ciclístico, apresentações culturais, além de um grande show musical com a Família Cohab City

Amanhã, feriado da Consciência Negra, a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, realiza uma programação diversificada, com atrações variadas e gratuitas, como a Marcha Zumbi dos Palmares, Feir’Afro, passeio ciclístico, apresentações culturais, além de um grande show musical com a Família Cohab City – entre outros grupos.
A festa será promovida com verba oriunda de uma emenda parlamentar do deputado federal Vicente Cândido, sem ônus para o município, por meio da parceria estabelecida com a Fundação Cultural Palmares que apóia as questões raciais e propõe uma agenda diversificada e gratuita para a cidade. “Agradecemos a parceria estabelecida, que é de grande importância para todos os militantes do Movimento Negro, neste dia de reflexão e ação. É uma data para celebrarmos as conquistas e também darmos um basta no racismo que ainda perpetua”, analisa Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Programação
As atividades terão início às 8h30 com o “Pedala COC – Pedalando contra o Racismo”. O passeio ciclístico, realizado em parceria com o COC-Araraquara, terá concentração em frente à Arena da Fonte. Os interessados devem realizar suas inscrições até o dia 17 de novembro (segunda-feira) nas duas unidades do COC ou no Centro de Referência Afro Mestre Jorge.
O passeio ciclístico contará com algumas bicicletas para uso gratuito de quem não possuir o veículo, oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes mediante apresentação de RG. O trajeto será finalizado no COC localizado no Jardim Morumbi (próximo ao Fórum), onde haverá show com o grupo “Pé do i”, formado por Alunos da Oficina de Samba Rock do Centro de Referência Afro.
No período da tarde, haverá apresentações culturais, com início às 14 horas, em frente ao Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina. Participam o DJ Ziza e o Grupo de Capoeira Pau Brasil. É prevista uma pequena solenidade, às 14h30, com a presença das autoridades e lideranças do Movimento Negro.
Logo após, às 15 horas, do Teatro Municipal será a saída para a 8ª Marcha Regional para Zumbi de Palmares. A passeata irá em direção a Praça Scalamandré Sobrinho (em frente à Arena da Fonte), percorrendo a Avenida Bento de Abreu. A previsão é que os participantes cheguem até às 15h45 à Praça Scalamandré Sobrinho, onde será apresentado o vídeo “Africanizar” e terá início a Feir’Afro, com diversas atividades culturais.
Três frentes lideram as atrações da Feir’Afro: a Praça de Alimentação com comidas típicas, denominada “Espaço Batuque na Cozinha”; a área destinada à estética com recorte étnico: o “Espaço Beleza Negra”; e uma área para exposição de artigos com recorte étnico, ou “Espaço Fashion Black”.
Shows
Para encerrar a programação, estão programados três shows que fazem um tributo a Zumbi dos Palmares: Junior Barros, às 16 horas; Graça Braga, às 17 horas; e para fechar os shows, o grupo Família Cohab City – com Netinho de Paula, Wagninho, Lino e Fabinho – se apresenta às 18 horas na praça Scalamandré Sobrinho, em frente à Arena da Fonte.
O sambista araraquarense Junior Barros abre a programação dos shows. Com mais de 20 anos de carreira , ele é considerado um dos maiores intérpretes de samba de São Paulo e interior do Estado. Puxador de samba enredo de várias escolas de samba de São Paulo, Junior Barros já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Bezerra da Silva e Jorge Aragão. O músico, que reside em São Paulo, estudou no Conservatório de Tatuí e na Escola Livre de Música.
Já Graça Braga, intérprete e compositora, tem dois CDs gravados: “Eu sou Brasil” e “Dia de Graça”. Em 2008 recebeu o Troféu Catavento pela Rádio Cultura elegendo a melhor produção independente de samba e melhor música “Dona do Samba”. Graça Braga participa de vários projetos musicais em São Paulo, como nos CDs: “100 anos de Adoniran Barbosa” (2010), “100 anos de Nelson Cavaquinho” (2011), “100 anos de Herivelto Martins” (2012) – todos pela gravadora Lua Music.
Por fim, o grupo Família Cohab City – da Cohab de Carapicuíba – foi um fenômeno nos anos 90 e conquistou o Brasil com um jeito irreverente de fazer pagode. Seus hits marcaram e são cantados até hoje Brasil afora.
Com nove álbuns lançados e uma legião de fãs, o grupo se separou em meados de 2000. Porém nem o tempo foi capaz de apagar da memória o jeito irreverente, alegria contagiante, refrões marcantes e talentos de Negritude Jr.
Cheio de personalidade, Netinho de Paula, Lino, Fabinho e Wagninho presenteiam o público com a volta do grupo intitulado Família Cohab City.
A nova turnê apresenta repertório emocionante e muito entusiasmo para os amantes do pagode. No repertório, além de sucessos como “Tanajura”, “Absoluta”, “Cohab City”, “Beijo Geladinho” – entre outros – músicas inéditas também integram o novo show.
Vale destacar que toda a programação é gratuita.
Programação – Dia da Consciência Negra (20 de novembro):

– 8h30: “Pedala COC – Pedalando contra o Racismo”
Inscrições até o dia 17 de novembro (unidades do COC e Centro de Referência Afro)
Local: concentração em frente à Arena da Fonte; chegada no COC Morumbi
– 14h: apresentações culturais (DJ Ziza e Grupo de Capoeira Pau Brasil)
– 14h30: solenidade com autoridades e lideranças do Movimento Negro
– 15h: 8ª Marcha Regional para Zumbi de Palmares
Local: Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina
– 15h45: Feir’Afro (atividades culturais, praça de alimentação, área para estética, expositores)
– 16h: Show com o cantor Junior Barros
– 17h: Show com a sambista paulistana Graça Braga
– 18h: Show com o grupo Família Cohab City (Netinho de Paula, Wagninho, Lino e Fabinho)
Local: Praça Scalamandré Sobrinho (em frente à Arena da Fonte)

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade