Selecione a página

Cinepiano em Araraquara

Espetáculo é um tributo ao cinema mudo, quando as projeções dos filmes eram acompanhadas por músicos

Em seu retorno da turnê pela Romênia e Itália, onde obteve grande êxito, o compositor e pianista Tony Berchmans apresenta seu espetáculo Cinepiano, no Teatro do SESI-Araraquara, sexta-feira dia 19 de setembro, às 20 horas.
O Cinepiano é um tributo ao cinema mudo, quando as projeções dos filmes eram acompanhadas por músicos que faziam a trilha ao vivo. “Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido a cenas”, conta Berchmans, que vem se apresentando com o espetáculo desde 2010.
No último dia 1º de junho, o Cinepiano foi atração especial do TIFF (Transilvania International Film Festival), mais importante festival da Romênia, onde recebeu sensacional reação do público de 600 pessoas que lotou o maior cinema do evento.
Para este próximo concerto em Araraquara, o pianista acompanhará o clássico longa-metragem “O Circo” (The Circus, 1925) de Charlie Chaplin, que será projetado em película 16mm.
Criado em 2010 pelo compositor e pianista Tony Berchmans, o Cinepiano é uma raro tributo a esta desconhecida faceta do cinema mudo. Acompanhando marcantes filmes de mestres do cinema da época, Berchmans improvisa a trilha sonora musical ao piano, utilizando temas de sua composição inspirados nos estilos da época, como ragtime e jazz tradicional, com alguns excertos de temas clássicos, sempre em sincronismo com a ação e com os momentos emocionais do filme.
Nos últimos anos, o Cinepiano vem se apresentando em prestigiados e variados espaços culturais como MIS, SESC, SESI, em várias cidades do Brasil, além de apresentações especiais na Noruega, Itália e Romênia.
Maiores detalhes e vídeos no site www.cinepiano.com.br

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade