Selecione a página

Cia Burucutu apresenta novo espetáculo em Araraquara

“Guaiá de todos nós” é um espetáculo para toda a família, que elucida de forma singular e ao mesmo tempo plural as histórias, cultura, folclore e culinária do estado de Goiás.Através dos relatos de habitantes da região, da moda de viola, de danças circulares, do teatro popular e do feminino, delicado e ao mesmo tempo […]

No dia 28, sexta-feira, a Cia Burucutu vai se apresentar no teatro do SESI, em duas sessões, às 16hs e 20hs gratuito.
O nome do espetáculo é “Guaiá de todos nós” e foi contemplado pela lei de incentivo a cultura do estado de São Paulo – PROAC editais 07/2015 – Produção de espetáculo inédito e temporada de artes cênicas para o público infantil e/ou juvenil.

“Guaiá de todos nós” é um espetáculo para toda a família, que elucida de forma singular e ao mesmo tempo plural as histórias, cultura, folclore e culinária do estado de Goiás.
Através dos relatos de habitantes da região, da moda de viola, de danças circulares, do teatro popular e do feminino, delicado e ao mesmo tempo desbravador universo de Cora Coralina, a Cia optou em levar para a cena duas atrizes e dois atores/músicos, que recontam as histórias coletadas dos habitantes entrevistados em Goiás Velho, durante a viagem do pré – projeto. As atrizes convidam o público para sua “casa” e os entretêm com uma animada tarde de “convercê”, com direito a um simbólico café da tarde regado de musica ao vivo, personificando toda a hospitalidade e simplicidade do povo de “Guaiá”.

Objetivo

O Objetivo do projeto é Investigar a cultura de Goiás, através de um paralelo entre a cultura nacional e as poesias de Cora Coralina. Esse foi um desafio que a Cia Burucutu se impôs no sentido de pluralizar e individualizar ao mesmo tempo a riqueza cultural da região, ouvir os moradores locais, entender sua oratória, tempo e sentimento com os quais a pessoa comum compõe o seu universo de “sapiência”, a influência de seus antepassados, o narrar de histórias pessoais ou do coletivo. A cadência inebriante dos “causos” contados de forma simples, embalados pela de viola ou pela cadência da métrica e rima sutil das poesias de Cora.
E a grande justificativa desse projeto é colocar o público em contato com a cultura Goiana, de forma tão natural e familiar que

dispense a quarta parede teatral, num espetáculo para todas as idades, conjunto, fluído, de senso comum, que desperte a memória dos mais velhos, de forma sensorial e subliminar, repleta de música, costumes, sabores e “causos” contados pelos nossos avôs e que maravilhe os mais novos com toda a expressão lúdica da história de um povo contada por ele próprio.
Para acomodar todas as histórias coletadas, assim como ambientá-las de forma interessante e confortável para o público, a Cia optou em buscar vários elementos que unam platéia e atores num único coletivo. Entre esses elementos estão a música, a acomodação intimista do cenário, as danças circulares, a culinária e o teatro sensorial.

Ficha técnica

Texto/autor : Trabalho conjunto realizado pelo grupo, baseado nos relatos dos moradores de Goiás Velho (GO)
Concepção: Carla Tito
Direção Musical: Luiz Carlos Laranjeiras
Arranjos: Cristiano Russo e Vinícius Camargo
Figurinos: Carla Tito
Cenografia: o Grupo
Desenho de Luz: Cristiano Russo
Identidade audiovisual: Andress Correa
Produção: Cia BURUCUTU

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade