Selecione a página

Artista matonense mostra sua arte no Shopping Jaraguá

Segundo Hélio Floriano, a técnica conhecida como “areiaografia” não permite rascunhos

Técnica não permite rascunhoCélia Pires

O artista matonense Hélio Floriano, 52, que está fazendo um espécie de ‘aquecimento para o IX Território de Arte de Araraquara cuja abertura será nesta sexta-feira, dia 6, às 19h30m, no Teatro Municipal, chamou a atenção ontem no Shopping Jaraguá ao mostrar a ‘areiaografia’, técnica que utiliza terra e areia de colorações naturais e outras colorizadas. “Essa é uma pequena demonstração que estamos fazendo da Festa de Corpus Christi de Matão. É uma técnica, um jeito de desenhar que desenvolvemos justamente por conta desse tradicional evento”, ressalta o desenhista que participa do Território da Arte pela segunda vez . “Já fiz esse tipo de intervenção com areia aqui em Araraquara, só que na rodoviária, convidando a população daqui para a festa de Corpus Christi em Matão”.

O trabalho desenvolvido por Hélio mede 4,5m x 4,5m e leva cerca de quatro a cinco horas para ficar pronto. “É uma homenagem ao Dia das Mães”.

Em 1987 um amigo em Matão que começou a desenvolver a técnica o convidou para participar ativamente da já referida festa. “Estou até hoje”.

O interessante é que o trabalho não permite rascunho. Geralmente o trabalho é realizado ao ar livre, o próprio vento vai desmanchando, mas como no Shopping Jaraguá o trabalho é em ambiente fechado, a previsão é que dure até o dia 26 de junho.

Depois que está pronto as pessoas pensam que é um tapete de verdade e muitos duvidam que foi realmente feito com areia e acabam colocando a mão. “Isso que é legal”, diz o artista que desenvolve trabalhos em artes plásticas, arquitetura e pintura de retratos, não se incomoda ao ver o trabalho que no final é destruído. “A melhor parte é ver desmanchar. Para se ter uma idéia, em Matão, na procissão, o pessoal passa por cima. O trabalho fica eternizado na mente e na fotografia”, diz ele que agradece a oportunidade de trazer e divulgar essa ‘arte efêmera’.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade