Selecione a página

Aracy Nogueira é a homenageada do IX Território da Arte

A Sala Especial Aracy Nogueira conta com 16 obras, de acervo particular, da artista que faleceu no dia 22 de janeiro deste ano

aracy_nogueiraO IX Território da Arte de Araraquara – Mostra de Artes Visuais – que se inicia hoje no Teatro Municipal, às 19h30 – este ano presta homenagem à artista plástica Aracy Nogueira.

O evento apresenta a “Sala Especial Aracy Nogueira”, na Casa da Cultura, onde também podem ser conferidas as obras de Arte Tradicional, Perspectiva Futura e também o Território Aberto – sendo este último um espaço livre para manifestação de artistas, projetos sociais e culturais.

A Sala Especial Aracy Nogueira conta com 16 obras, de acervo particular, da artista que faleceu no dia 22 de janeiro deste ano. A maioria das telas foi produzida na década de 1940, em óleo sobre tela (apenas uma das obras é em crayon). Aracy Nogueira, juntamente com o grupo da Escola de Belas Artes, foi precursora da arte moderna em Araraquara. Além dos quadros a óleo, a artista realizava desenho, esculturas, cerâmicas e afrescos, tendo trabalhos em coleções particulares e também na Pinacoteca Municipal Mario Ybarra de Almeida, de Araraquara.

Nascida em Santa Rita do Passa Quatro, Aracy veio para Araraquara com sete anos. De família de artistas, desde os seis anos sempre passou horas desenhando e pintando. Em 1935 entrou para a Escola de Belas Artes de Araraquara, onde fez parte da primeira turma. Depois, em 1937, concluiu o Curso de Normalista no Colégio Progresso. O piano também esteve no seu currículo: a artista freqüentou o curso durante sete anos no Conservatório de Araraquara.

Aracy exerceu o magistério, lecionando desenho no ensino primário de 1938 até 1948. A partir de então, ministrou aulas de arte decorativa na Escola de Belas Artes de Araraquara.

A Sala Especial Aracy Nogueira no Território da Arte estará aberta para visitação a partir de hoje (06), no seguinte horário: de segunda a sexta: das 9 às 22 horas; aos sábados: das 9 às 13 horas. A Casa da Cultura está localizada na Rua São Bento 909, no Centro da cidade. Mais informações pelo fone: 3333-1159.

SERVIÇO:
Abertura do IX Território da Arte

Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Fonte Luminosa)
Data: sexta-feira (06 de maio)
Horário: 19h30

– Sala Especial Aracy Nogueira
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Visitação – de segunda a sexta: das 9 às 22 horas; aos sábados: das 9 às 13 horas
Entrada franca

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade