Selecione a página

O uso de frases populares

Bom Cabrito não berra deve ter surgido há muito tempo atrás na época em que o cangaço existiu no nordeste. Desde então, até os dias de hoje se fala que cabra de respeito é cabra macho. Segundo o pesquisador de literatura Tomé Cabral, a frase significada também que cabra bom nasceu morto ou ainda está […]

Genê Catanozi

Bom Cabrito não berra deve ter surgido há muito tempo atrás na época em que o cangaço existiu no nordeste. Desde então, até os dias de hoje se fala que cabra de respeito é cabra macho. Segundo o pesquisador de literatura Tomé Cabral, a frase significada também que cabra bom nasceu morto ou ainda está para nascer.
Segundo o dicionário “Aurélio” berrar significa soltar berros como os bodes e os bois, e na gíria tupiniquim bom cabrito é o cabra tipo “pangaré” que larga sempre em último lugar em uma corrida, desacreditado e geralmente sem muitas chances, e quando menos se espera surpreende a todos nos minutos finais, chegando à frente e transformando-se em vitorioso e em um puro sangue manga larga.
Onde Judas perdeu as botas corresponde a para lá de caixa-prego; no fim do mundo; no calcanhar de Judas ou nos calcanhares de Judas; onde o diabo perdeu as botas; onde o diabo perdeu a espora; nos cafundós do Judas. Pode-se explicar esta frase a partir da Bíblia. Em Mateus 27:5, lemos que “Judas, não podendo expiar sua culpa, mas tocado de arrependimento, retirou-se e foi pendurar-se num laço”
Ora, sendo Judas um personagem malquisto, não se pode imaginar que tenha escolhido, em seu mais profundo desespero, um lugar bonito e agradável para se enforcar. Onde Judas perdeu as botas, com a decomposição de seu cadáver dependurado no laço, só pode ser um lugar em tudo desagradável, feio e de difícil acesso.
(O fim da) Picada é uma faixa limpa de terra, entre o roçado e o mato não roçado, para evitar que o fogo ateado no roçado não passe além dele. Neste caso, o fim da picada é um lugar perigoso para quem estiver botando fogo no roçado, pois o fogo poderá colocá-lo em risco de vida.
Picada é também uma trilha feita por quem ingressa numa mata, geralmente a facão, para facilitar a passagem e para marcar o caminho de regressa. Desaparecida uma pessoa que assim entrou na mata, é relativamente fácil procurá-lo, seguindo o fim da picada.
Inês é morta ou morreu Inês são frases que facilmente se explicam, dada a notoriedade do fato histórico que lhe deu origem: a morte de Inês de Castro, cantada por Camões, por Antônio Ferreira, por João de Barros e muitíssimos outros. Por ter sido tão amplamente divulgada essa notícia, depois de algum tempo passou a ser corriqueira trivialidade a notícia de que morreu Inês ou de que Inês é morta.
Embora genuinamente portuguesa Tomé Cabral afirma que, a frase Inês é morta é muito mais usada entre nós do que entre os criadores. Seu significado atual corresponde a agora é tarde.
A faca e o queijo, nesta expressão, significam o poder absoluto. A faca é o poder emanado da tecnologia e o queijo é o poder emanado do capital ou do poder econômico.
Uma variante comum é ter a faca e o queijo na mão, que corresponde ao mesmo significado de estar por cima da carne seca ou ser o dono da situação.
Como ninguém nasceu de chocadeira o negócio é botar a mão na massa e sair da zona de conforto.
Outras frases populares ficarão para o próximo carnaval.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade