Selecione a página

O perigo das Queimadas

O perigo das Queimadas

Alessio Canonice *

Como se não bastassem as queimadas em regiões de matas e nas áreas urbanas dos municípios, a situação preocupa, quando chegam a pontos próximos às rodovias e a outras vias dentro deste contexto.
Na última segunda feira, dia 15 do corrente, vários incêndios foram registrados próximos à algumas das principais rodovias do Estado de São Paulo, salientando-se que uma das queimadas em área privada interditou o trânsito em ambas as pistas na região de Campinas e, devido a uma cortina de fumaça, motoristas não conseguiram dirigir durante o transcurso de viagem.
Temos conhecimento de que não foi o último caso, sendo que outras localidades sofreram com o mesmo problema e houve a necessidade da intervenção do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o apoio de populares, para controlarem o fogo, além do desgaste, tumulto e prejuízo aos motoristas, ocorrem em consumo de água, elemento em falta neste período de estiagem.
Mais uma vez, fica a pergunta o que leva a registro de tantos focos de incêndio? Entendemos que nada é fruto de mágica as ocorrências, a exemplo da varinha da fada, este expediente acaba acontecendo, geralmente com a participação humana.
À vista do que narramos até aqui, o momento é de extrema preocupação com o registro de casos de problemas de saúde, especialmente para quem sofre de asma, pelo clima seco e o ar em condições fragilizadas. Sem chuva, alguns municípios estão adotando o recionamento de água, conforme já abordamos este assunto na edição deste jornal do dia 13 último.
Todos devem ser convocados a colaborar, mas nem sempre o movimento participativo é positivo e os incêndios confirmam o problema em foco.
Ou se toma uma postura de ação, que possa inibir este caso a que estamos nos referindo, o preço a ser pago será por demais elevado, portanto, ainda há tempo de se evitar este tipo de tragêdia, pois a cada momento, sentimos que poderá ser reduzido e se tornar com menos intensidade, desde que as autoridades competentes tomem uma posição a contento.

* Alessio Canonice – Ibirá-SP. alessio.canonice@bol.com.br

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade