Select Page

O Brasil precisa de uma ampla Reforma Política



O Brasil precisa de uma ampla Reforma Política

João Farias *
Depois dos tristes acontecimentos que marcaram a vida nacional nos últimos tempos, é consenso entre os agentes políticos sérios deste país que já é passada a hora de se promover uma grande discussão nacional e implementar uma profunda reforma no sistema eleitoral e político vigente.
Porém, é imperativo entender que se faz urgente articular um processo transparente, em que as reformas aconteçam com a participação efetiva da população, de maneira que cada cidadão se sinta, em parte, responsável pelas mudanças e dê sua chancela a todo o processo. Somente assim poderemos recuperar a credibilidade das instituições no País, tão abaladas depois de tantos escândalos e desacertos.
Certo de que este é o caminho, encaminhei à direção nacional de meu partido, o PRB, o esboço de um projeto que cria uma grande frente mista em todo o País para tratar da elaboração de propostas para a Reforma política, com ampla participação popular.
A ideia é promover intensa mobilização nas cidades, e a partir de temas apresentados pelo Congresso Nacional e construir nas Câmaras Municipais dos municípios brasileiros frentes mistas, envolvendo vereadores e representantes da sociedade civil, que através de Audiências Públicas, palestras e outros, construiriam suas pautas e debateriam os temas propostos, eliminando todas as dúvidas e esclarecendo o funcionamento e a aplicabilidade de cada proposta, suas consequências para a vida pública e as mudanças que elas representariam.
As Assembleias permitirão também que a sociedade, em conjunto com os poderes legislativos municipais, possa definir se as mudanças deverão ir além de uma simples reforma do sistema eleitoral e partidário, se ela terá um enfoque simplesmente eleitoral ou se vai mirar em alterações profundas que aperfeiçoem a atividade política do País.
Concluídas as discussões nos municípios, aconteceria um grande Encontro Estadual – a se realizar nas Assembleias Legislativas de cada ente federativo -, onde os municípios apresentariam suas propostas, e da reunião sairia um texto único para levar à Brasília, local em que se realizaria a Assembleia Nacional. Na ocasião, os delegados estaduais tirariam as propostas finais para uma ampla Reforma Política – discutida em cada cidade brasileira – a serem encaminhadas para o Congresso Nacional.
Importante destacar o difícil momento porque passam a política, e os políticos brasileiros perante a opinião pública. É certo também que o País vive a maior crise moral de sua história, e até por isso, é fundamental que toda e qualquer reforma que se tente fazer neste momento tenha a chancela e a participação efetiva da população brasileira.
* Vereador e Suplente de Deputado Federal (PRB)

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos