Selecione a página

Medida drástica

Geraldo Gattolini *
Nem pense que a segurança de hoje em Jundiaí é pior do que a do passado. Por volta de 1870, as reclamações da população eram inúmeras. Tanto que o comissário de polícia, na função de delegado, foi obrigado a baixar uma medida drástica. “Fica proibido a qualquer cidadão de portar arma de fogo, faca, punhal,facão, pau de mão ou qualquer outro objeto que possa provocar ferimento em outra pessoa”.
Posteriormente, o delegado ordenou que os bares deveriam fechar suas portas a partir das 8 horas da noite, excetuando apenas o Bar do Teatro, que tinha um segurança próprio e o proprietário era zeloso na seleção de seus frequentadores. O delegado foi ainda mais longe. Proibiu os passeios das cabrochas reboladeiras, que incitavam os homens. As mulheres também foram proibidas de passeios desacompanhadas.
Para evitar roubos e furtos, baixou uma portaria especial proibindo os animais de viverem soltos nas ruas. Por ordem da Câmara de Vereadores, era proibido transportar galinhas de cabeça para baixo.
O delegado ordenou também a revista geral em todas as pessoas desconhecidas. Elas compareciam à delegacia para informações sobre seu emprego e o quê estavam fazendo na cidade. Muitos criminosos que fugiam da capital vinham a Jundiaí em busca de abrigo na Serra do Japi ou nas cercanias de Jarinu, locais que tinham fama de terem refúgios para todos os perseguidos da polícia, inclusive escravos. Nesta época, os endividados também eram considerados criminosos.
Não obstante essas iniciativas policiais, a delegacia vivia quase fazia. Um visitante deixou gravado em seu diário que a delegacia era pequena, tinha poucos presos e estava instalada no térreo da Câmara de Vereadores.
Com relação ao delegado, foi muito tempo depois despachado para o fim da linha, isto é, Araraquara, onde havia um surto de desordem, decorrente da morte de um jornalista e de seu tio . O episódio passou para os anais do município como a Tragédia dos Britos.
* Geraldo Gomes Gattolini. gattolini@uol.com.br

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade