Selecione a página

Mais proteção aos animais

Alessio Canonice*

A causa animal vem ganhando destaque a cada dia que se sucede, graças ao incansável trabalho dos homens e mulheres, engajados nesta luta pelos direitos, que ainda não são reconhecidos aos animais em nosso país.
Embora exista proteção prevista na Constituição Federal, através do artigo 225 e na Lei de Crimes Ambientais, ( Lei 9605/98 – artigo 32), os animais no Brasil não têm um tratamento adequado, porém, sem generalizar, os maus tratos persistem em milhares de animais de toda a espécie.
Não são reconhecidos, à vista do caráter sensível de muitos deles, que é a capacidade de sofrer, sentir dor, prazer, felicidade, alegria e tristeza, tanto quanto se impregnam na alma do ser humano esses aspectos enumerados.
As Comissões de Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil têm realizado constantes e importantes trabalhos para a evolução da legislação sobre o tema em âmbitos municipal, estadual e Nacional.
Sabemos que grandes lutas vêm sendo travadas, para que os animais sejam vistos como seres que habitam o planeta como o homem, visando alternativas para que seus direitos se tornem eficazes e eficientes, corretos e preservados em favor das espécies, diante da importância que representam no mundo animal.
Porém, este trabalho deve ser coletivo. com a participação de professores, advogados, jornalistas e autoridades em sintonia com a própria sociedade, no sentido de que os animais tenham melhor amparo e que não sejam tratados como “coisa qualquer”, mas sim como algo que faz parte do mundo que habitamos, mormente aqueles que prestam serviço ao homem para a sua subsistência.
São inúmeros animais abandonados, portanto, a união das pessoas sensíveis e de bem devem se tornar guerreiras, visando mais proteção e carinho aos animais que, indefesos, apresentam muitos deles coração nobre mais que muitos seres humanos. pois não tem meios para se safar da maldade humana.
A causa por esta luta é para salvar os animais de maus tratos e que unidos os homens e mulheres na defesa deles, poderão ter melhor respaldo, com possibilidade de impedir que a maldade se faça sentir contra eles e que têm o direito à vida da mesma forma que temos de respirar e aspirar este ar que a natureza nos oferece com todo o seu esplendor.
*alessio.canonice@bol.com.br

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade