Select Page

Gravidez e Zika

Raquel Regina Duarte Moreira e Marina Soares Straci *
A gravidez é um momento mágico na vida das mulheres, mas também é um momento de mudanças importantes para si e suas famílias. É uma fase da vida da mulher que mistura novos sentimentos e novas experiências. Os períodos de gestação na vida da mulher requerem cuidados especiais, principalmente durante os três primeiros meses.
Porém, com a chegada do zika vírus e a sua possível relação com os casos de microcefalia, mulheres grávidas se sentem ameaçadas, despertando sentimentos de ansiedade, insegurança e medo.
Ainda são desconhecidas as verdadeiras consequências da infecção por zika vírus. E este fato é preocupante, gerando ainda mais ansiedade na sociedade em geral e principalmente entre grávidas e mulheres em idade fértil. Portanto, diante de tanta especulação a respeito do zika vírus e gravidez, as dúvidas e medos precisam ser reduzidos, esclarecidos e expressos conscientemente. Neste sentido, ações de educação sanitária ligadas ao zika vírus e suas consequências na gravidez, podem ser bastante eficazes.
Ações estas que permeiam apoio emocional, às gestantes que já tiveram ou não contato com o vírus, combate ao mosquito, uso de repelentes, dentre outros. A ideia é esclarecer dúvidas sobre zika vírus e gravidez, mas também a formar cidadãs atuantes e comprometidas com a educação sanitária de sua comunidade.
* Raquel Regina Duarte Moreira e Marina Soares Straci, respectivamente professora e graduanda da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.

Últimos Vídeos

Loading...

Arquivos