Selecione a página

Educação, projetos e valores

Educação, projetos e valores

Por Prof. Augusto Cesar Corrêa Neto

“No discurso educacional, as palavras projeto e valor ocupam, seguramente, um lugar de destaque. (…) Os projetos que alimentamos – e que nos sustêm – antecipam transformações em busca de uma realidade que prefiguramos e que queremos construir; os valores representam aquilo que queremos conservar conosco, o que queremos levar na viagem rumo ao novo.” (MACHADO, 2006, p.VII)

Você pensa na educação de seu filho, sua filha? Certamente que sim, mas sabia que educação é projeto? Sim, pois educação é algo que desejamos ter, para um futuro melhor, e sabemos exatamente qual educação queremos. Mas nunca somos chamados a construir ou decidir por qual educação, de que modo ou por qual tipo de escola. Não somos chamados para construir a realidade educacional que queremos, ou seja, não nos ouvem para a construção de um Projeto de Educação para nós e nossos filhos. Educação é projeto, para você e seus filhos, mas para mim também. E no meu projeto de educação tenho como meta aprender por toda a vida em paz, com disciplina e sem bullying. E você?

Você sabia também que educação é valor? Valores. Mas educação não tem preço, não adianta pechinchar em escolas, principalmente se você tem um projeto de educação para seus filhos. Nunca é vantagem o menor valor, mas sempre é vantajosa uma escola com educação em valores e que valoriza seus Professores, seja ela pública ou não. Pesquise e saberá que sobre isso muito se fala, mas pouco se faz. E a educação em valores não aparece nos índices educacionais, mas é sempre percebida pelos pais se atendida plenamente a seguinte máxima: “criança feliz, família tranqüila”. Reflita: você quer uma escola cujos valores principais sejam a paz, a aprendizagem e o respeito? Eu também! Então, por tudo isso, nós precisamos conversar: projetodeeducacao@gmail.com. Sobre um Projeto de Educação para a Cidade.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade