Selecione a página

Direito e Política: Araraquara no Cenário Nacional

Direito e Política: Araraquara no Cenário Nacional

Por Zé Branco

Araraquara, 202 anos, é um momento de comemoração para nosso Município, é fato que fazia tempo nossa cidade não era tão comentada no cenário nacional, entretanto a popularidade repentina não fora decorrentes de glórias, mas em razão dos “hackers” de Araraquara. Não existe dúvidas que os atos desses “hackers” são ilegais, entretanto com a divulgação dos resultados desses atos, ou seja, os diálogos mantidos entre os principais atores da maior operação de combate a corrupção do Brasil, a Lava-Jato, muitas dúvidas surgiram no mundo jurídico quanto a legalidade ou não dessa operação e se os excessos cometidos na busca da “justiça”, não comprometeram o próprio fim perseguido.

Dessa forma para alguns, que defendem de forma irrestrita a operação lava-jato, os Hackers de Araraquara, são meros infratores e o resultado de seus atos devem ser destruídos, mantendo incólume o combate a corrupção. Para outros que combatem os excessos dessa operação, o resultado das invasões devem ser analisados um a um, e se comprovada a existência de ilegalidade, alguns processos deverão anulados.

Uma coisa é certa, Araraquara ainda que sem intenção, nunca foi tão decisiva para o cenário nacional, já que caberá ao Supremo Tribunal Federal analisar as “provas” decorrentes dos atos ilegais dos “Hackers” de Araraquara, e após o resultado desse julgamento, o mundo jurídico nunca mais será o mesmo.

Nesse último ano, Araraquara sofreu a maior epidemia de dengue de nossa história com quase 20 mil casos, não é nada para se comemorar, entretanto, acredito que não devemos buscar culpados, mas sim solução para que essa situação vergonhosa nunca mais ocorra em nossa cidade. Esse resultado com certeza decorreu de falha do Poder Público, mas não acredito que são falhas únicas e exclusivas da atual gestão municipal, ao contrário são falhas pela ausência de conscientização ao longo de vários anos. Assim para que essa cena desastrosa nunca mais repita, a população deve se conscientizar da importância de se tomar medidas de combate ao Aedes Aegypti e a Administração Municipal tem como obrigação levar essa conscientização a toda a nossa cidade.

O Poder Executivo pretende inovar ao contratar empresa especializada em prestação de serviço de intermediação e agenciamento de transporte de passageiro, sob demanda pontual, tal conclusão decorre da análise do projeto de lei solicitando a abertura de crédito adicional suplementar, nesse sentido. A iniciativa nos parece interessante, pois visa substituir a locação de veículos, entretanto, é fato que essa medida necessita ser muito bem estudada, principalmente quanto a logística. Se a medida for levada a diante pelo executivo, e de fato resultar em economia aos cofres públicos, Araraquara poderá se tornar notícia nacional dessa vez de forma positiva.

E por fim, quero aproveitar esse momento festivo para homenagear o amigo e companheiro Pedro Paulo Ferrenha que se destacou em Araraquara, pelos seu carisma, sua amizade, por sua atuação como membro do Rotary Club Araraquara Oeste, pelo trabalho e dinamismo junto a entidades como Ceproesc e a Apae de Araraquara.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade