Selecione a página

Dia mundial da água

Dia mundial da água

Adalberto G. Cunha *
Hoje é comemorado o dia mundial da água. Por que temos um dia para comemorar? É uma forma de chamar a atenção para o recurso natural mais importante e fundamental para toda a vida no planeta e para nós, seres humanos.
Sem água potável não há vida. Sem água potável nós não conseguimos sobreviver. Sem água, as plantas, os animais, enfim, todos os seres vivos não conseguem sobreviver.
Só por isso a data é fundamental. Precisamos chamar a atenção para um problema que é a perda da água potável, do desperdício que cada um de nós faz nas nossas atividades diárias. Precisamos repensar como usamos a água.
E infelizmente a maioria de nós usa muito e ainda para piorar desperdiça ainda mais. Nossa cidade tem um privilégio que ter água potável em quantidade e qualidade, devido a presença do Aquífero. Temos uma água muito boa, vindo do subterrâneo, mas as nossas nascentes, nossos riachos e rios, ainda sofrem muitos problemas.
A água superficial também é importante, não só para o abastecimento nosso, mas também para a melhoria da qualidade de vida de todos os seres vivos. Plantas e animais precisam muito da água.
Plantar árvores nas margens de rios e córregos, para formar as matas ciliares, para proteger o solo e a qualidade da água. A identificação das nascentes e sua proteção são funções muito importantes da prefeitura. Para nossa geração e para as gerações futuras, além, é claro, de melhorar a qualidade de vida da cidade.
É fundamental falarmos desta data, da importância da água, mas precisamos também agir de forma a fazer nossa parte, cuidando do que usamos e reduzindo a quantidade. Somos uma cidade que utiliza muita água, e muitas vezes desperdiçamos.
Precisamos cobrar das autoridades ações concretas, cuidados com rios e córregos, das margens e também não jogar lixo nas margens. Tudo pode colaborar para destruir ainda mais a qualidade da água, além de trazer muitas doenças para nosso lar.
Pequenas ações são básicas e precisam chegar a todos. Lavar calçadas e carros com mangueiras, banhos muito longos e com chuveiro completamente aberto, usar a máquina de lavar com cargas baixas, barba para homens, entre muitas outras pequenas ações.
Precisamos fazer nossa parte, precisamos agir e discutir com nossa família de como podemos ajudar e cobrar das autoridades que façam o que é fundamental para a qualidade de vida, nossa e das gerações futuras.
Por uma cidade melhor.
* Docente e Consultor da Ecotraining Consultores Associados

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade