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CORRENDO SEM PRESSA



Francisco Habermann e Daniel Habermann Sempre vimos com admirado olhar os atletas corredores amadores. Nas pistas, buscam o avanço e a vitória e, na vida, almejam a saúde controlada. Como atletas conscientes, cuidam da alimentação sadia, do sono reparador e da disciplina mental como base para o rotineiro treino físico. Não permitem intoxicações nem hábitos […]

Francisco Habermann e Daniel Habermann

Sempre vimos com admirado olhar os atletas corredores amadores. Nas pistas, buscam o avanço e a vitória e, na vida, almejam a saúde controlada. Como atletas conscientes, cuidam da alimentação sadia, do sono reparador e da disciplina mental como base para o rotineiro treino físico. Não permitem intoxicações nem hábitos menos sadios. A disputa salutar no exercício é consigo mesmo, vencendo as próprias deficiências. Essas regras são rigorosamente seguidas também por atletas de outras modalidades. Todos enfrentam desafios.

Nessa maratona vital – pois todos querem chegar vivos ao pódio – valem o treinamento metódico e o preparo físico adequado e orientado. Um treinamento sem pressa, entretanto.

Sobre o assunto, interessante artigo científico ( AmCol Sports Med, 2012 ) mostra que existem razões fundamentadas para não se ter pressa nessa corrida, seja na pista ou na vida. Em estudo publicado com 52 mil indivíduos sadios examinados, 27% deles praticava corrida pedestre. Dentre estes, 19% teve redução na mortalidade (todas as causas) em relação ao grupo de não corredores.

Entre os corredores, três itens chamaram a atenção dos pesquisadores: a velocidade, a distância percorrida e a frequência semanal dos treinos.

Assim, quando a velocidade de treinamento aumenta de 9 a 11 km/h ( 21 a 27% de redução da mortalidade ) para mais que 13 km/h, a redução da mortalidade recua a 7%; quando a distancia semanal percorrida aumenta de 16-24 km ( redução da mortalidade 27% ) para 32 km e 40 km semanal, a redução da mortalidade recua para 10% e 5%; quando se pratica 2 a 5 vezes por semana a redução da mortalidade nesse grupo é mais benéfica do que quando se pratica 6 ou 7 vezes por semana.

Vivendo nesse mundo apressado de hoje, concluímos que atividade física é fundamental na prevenção e manutenção da vida sadia. A orientação de profissionais especialistas é importante e quem quiser praticar corrida amadora, lembre-se, corra com moderação.

E sem pressa!

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