Selecione a página

Como se preparar para 2015

Como se preparar para 2015

Bruno Caetano *
O ano que passou merece ser esquecido. Os pequenos negócios sofreram com a forte desaceleração da economia brasileira. A inflação elevada e a piora na confiança dos empresários e dos consumidores limitaram muito o crescimento econômico.
No acumulado de janeiro a setembro, o faturamento das pequenas empresas negócios caiu 0,3% na comparação com o mesmo período de 2013. Para este ano, a expectativa é de melhora – embora as previsões indiquem que 2015 ainda será um ano difícil para a economia.
Quando o problema vem na forma de conjuntura econômica adversa, a saída é adequar o negócio ao contexto, redimensionando gastos e investimentos enquanto o quadro não mudar. Vale lembrar que diante de um cenário de tantas incertezas, dois fatores são fundamentais para a retomada da confiança: cautela e planejamento.
Mais que nunca, será preciso se preparar, qualificar a si e seu negócio, planejar e inovar, requisitos básicos para o bom desempenho. Além disso, tem de manter vivo o espírito empreendedor, aquela força motriz que faz com que não desista e enxergue oportunidades onde os outros veem dificuldades.
Correções de rumo são essenciais para a saúde do negócio e nunca devem ser negligenciadas. Aproveite a virada de ano como marco para uma nova fase, usando a reorganização como critério para trazer resultados. Cheque detalhadamente todos os aspectos como finanças, parte administrativa e estrutura.
Momentos críticos exigem estratégias diferenciadas. As crises trazem consigo aprendizado: elas servem para tirar o indivíduo de sua zona de conforto e forçá-lo a buscar soluções. São elas que vão empurrar a empresa para o crescimento.
Nós esperamos um melhor desempenho da economia em 2015, e que isso resulte em aumento de receita para os setores de indústria, comércio e serviços dos pequenos negócios.
Conte também com o Sebrae-SP para aprimorar seu negócio: faz parte de nossa missão apoiá-lo, capacitá-lo e auxiliá-lo, seja para o sucesso quando os ventos sopram a favor, seja para fazer da crise uma oportunidade de superação.
* Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade