Selecione a página

A internet e as fontes

Geraldo Gomes Gattolini *
Lendo o que as pessoas estão publicando na internet, inclusive ofensas a pessoas humanas de todos os tipos, concluo que a maior parte dos internautas está doente. Ainda bem que ainda existem os jornais que fazem uma espécie de dos assuntos que são publicados, porque, caso contrário, viveríamos sem o filtro necessário para a veiculação das informações.
Quando a internet apareceu muita gente julgou que estariam os jornais impressos com os dias contados. Recentes pesquisas feitas nos Estados Unidos, Europa e Japão mostram que os leitores dão mais credibilidade aos jornais impressos e aos conteúdos por aqueles veiculados através de sus sites.
A pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que a faixa da população mais vulnerável é a dos jovens entre 14 e 25 anos. Na China o governo decretou a internação de pessoas que passam mais de 6 horas por dia na internet. Os jovens chineses viciados em internet passaram a ter notas baixas nas escolas, quando se esperava que eles estivessem fazendo pesquisas e portanto aproveitando melhor o sistema. Recentemente, o ministro da Educação da Coreia do Sul disse na ONU que os jovens que cursavam o segundo grau público estavam com dificuldades. As famílias passaram a pagar cursos extras para que eles se atualizassem a um custo de U$ ais. 800,00 mensais, excessivamente caro para os padrões locais. O curso oficial de segundo grau – segundo ele- estava falido. Agora, ao invés do curso superior, as famílias estão concentrando suas atenções nos cursos técnicos.No Canadá, os alunos perdem convivência universitária; a internet é uma poderosa ferramenta de trabalho, mas precisa de muito cuidado.
Muitos trabalhos aparecem com nomes de autores falsos. Até que haja o desmentido, o trabalho já percorreu o mundo. É por isso e outros motivos que sempre aparecem pessoas pregando o controle do conteúdo da internet. A boa notícia é que começam a surgir meios de detecção avançados. Dentro de pouco tempo ninguém será anônimo.
Enquanto isso não acontece pra valer, continuo fiel ao meu velho e querido jornal impresso e seus sites correlatos. Pelo menos conheço as fontes.
* gattolini@uol.com.br

Últimos Vídeos

Carregando...

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade