Selecione a página

A GRANDEZA DE ESPÍRITO NASCE COM O HOMEM

Por Darcy Dantas

Tê-lo conhecido assim como a sua família foi privilégio. Era um cavalheiro a moda antiga, ao mesmo tempo modesto a espalhar bens humanitários sobre todos aqueles que tiveram ou não oportunidade de frequentar sua casa… Sr. Benedito de Oliveira.

Quando na minha adolescência cheguei nesta cidade de Araraquara morei na casa de meu tio cuja farmácia Internacional era de sua propriedade. Ficava perto da residência do Sr. Benedito de Oliveira . Foram os primeiros amigos que tive por sorte minha.

Era homem do bem, mas enérgico quando necessário.

Por quatro anos foi Prefeito desta cidade, onde por essa ocasião Araraquara era reconhecida como a “cidade mais limpa das 3 Américas”.

Creio eu, ter ele, juntamente com o Sr. Rômulo Lupo , os Prefeitos cuja honestidade e vontade de acertar saltavam aos olhos, por isso a confiança do Sr. Rômulo Lupo para com seu amigo.

Nunca percebi um “fio” de preconceito neste senhor. Uma pessoa simples que jamais deu as costas para quem quer que fosse, amigos, ou não. Aliás nem sei se possuía inimigos.

Constituiu uma família nos moldes de sua simplicidade. Eram quatro filhas e um filho que como ele trilharam o

bom caminho. Casado com a senhora Elvira , sempre atenta a casa e as pessoas que ali chegavam.

A simplicidade dessa família me encantava. Aprendi muito. Aprendi que ser simples não era morar em uma casa de taipa, sim residir em uma casa confortável se possível fosse, fazendo dela com o coração aberto, abrigo para muitos necessitados que ali recebia.

Seu respeito pela cidade e seus cidadãos o levaram a Chefe do Executivo, tendo no Sr. Rômulo Lupo um amigo que sempre o respeitou.

Por essa ocasião a Câmara Municipal era composta por homens conhecedores no amago, das necessidades reais desta terra. Homens de posturas nobres, respeitados pelo povo. Não que atualmente não tenhamos. Temos , mas por aquele tempo Dr. Otávio Arruda Camargo, entre outros ,com seu conhecimento, com sua história de vida incrível, irreverente e corajoso, via com olhos de ver, que em vendo transformava esta cidade de forma silente no que achava correto , tendo em seus companheiros o elo para projetos que muito interessavam a população, não a próxima eleição. Quando Sr. Benedito no ano de 1960 tomou posse, terminava o mandato do Dr Otávio de Arruda Camargo deixando uma herança valiosa e respeitada por todos , inclusive pelo Sr. Benedito de Oliveira.

Caso o Sr. Benedito de Oliveira não tenha conseguido por esse tempo fazer tudo o que desejava, jamais usurpou

nada por conta do cargo que ocupava. Sua retidão de caráter jamais permitiria.

Não colocava seus agregados como assessores, sim pessoas que possuíam estofo, conhecimento para tal.

Foi uma época que se fazia o correto, e pouco se falava. Assim agia o Sr. Benedito de Oliveira Prefeito desta cidade de Araraquara anos atrás.

Obrigada Sr. Benedito de Oliveira, pelo pai, pelo político, pelo amigo, por todos que o procuravam e sempre os respeitou.

(Conhecer o homem é a base de todo o sucesso).

Charles Chaplin

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade