Select Page

A escola e a violência ali inscrita



Por Darcy Dantas

Dizer que a violência nesse espaço não existe seria uma leviandade. Porém deve-se compreender  a violência ai inscrita.

Óbvio que a violência não é tema  agradável para discussão. Porém faz-se necessário , uma vez que não há como dar as costas a ela.

Primeiramente deve-se buscar compreender qual  violência é essa que caminha passo a passo com nosso cotidiano. Dizer que violência é coisa de nossos dias, de nossa época, é  falácia .Quanto a história , poder-se-á encontrar passagens violentas, vide as guerras com inomináveis atrocidades que aconteciam, até por ocupação de territórios…A violência de outrora era dirigida, não que isso justificasse- mas tinha nome, digamos.

Hoje, no meu entender, muitos elementos,  contribuem para ela. Um deles é determinado segmento da mídia ao apresentar fartas mesas com quinquilharias , direcionando o desejo dos indivíduos. Ai e inicia um fenômeno  que a cada dia se reproduz. Não que seja a causa única , mas contribui de forma intensa , já que a mídia tem o poder de manipular a massa despreparada. Somando a isso há a desumana distribuição de renda. Enfim, poder-se-ia elencar um cem números de elementos que levam a essa violência  gratuita.

E a escola? Qual o seu papel? Penso que é dever  passar conhecimento, informar, firmar e confirmar os valores positivos do caráter do aluno, direcionando os jovens no caminho da cidadania. O dever da escola é o de ensinar. Sua função não é policialesca. A sociedade, os governantes é que devem descobrir meios para coibir a violência. Acredito que  o início efetivo ao combate à violência não deva começar “lá” de cima, atente, não “Lá” de cima.

E a violência na escola? E preocupante sim, Mas ela não é culpada, recebe jovens de diversos segmentos da sociedade, trabalha com todas as diferenças. É o receptáculo de toda  sociedade desestruturada e repleta de vícios.

Apesar do desleixo de nossos governantes, acredito que a falta de respeito  crescendo a cada dia , sem que nada se faça para coibir. A escola ainda é o  melhor local, o mais proveitoso , para o abrigo dos jovens. A maioria faminta, onde a “concorrência ”entre os próprios jovens  levam a escola aos atual caos… onde o desrespeito a seu semelhante é a constante.

Para mim a mídia, a falta de estrutura da família, os elementos abaixo da linha da pobreza,( que não tem culpa de sê-lo), são com certeza  a consequência da violência dentro das escolas.

Os menos culpados estão dentro dela, os jovens…pois vivem  em meio a tanta falta de respeito que aprendem com aqueles que deveriam dar bons exemplos… Aqueles que nos governam. O mal exemplo não vem de baixo, sim, de cima.

Aos mestres meu respeito, pois de vocês, apesar de todo sacrifício não merecido, nossa nação necessita e muito , pois quem deveria dar bons exemplos  está ocupado em suas pérfidas mazelas e seus maus exemplos.

Últimos Vídeos

Loading...

Charge do Dia

Publicidade

Publicidade

Arquivos