Selecione a página

A busca pela Fonte da Juventude

“O envelhecimento é a prova de que o inferno existe.” (BibiFerreira

A busca pela Fonte da Juventude

Por Maria Aurélia Minervino

 

Os seres humanos sempre sonharam encontrar um método para serem sempre jovens; saudáveis e assim sendo felizes. Hoje em dia, diversos estudiosos buscam uma solução envolvendo procedimentos cirúrgicos, pílulas mágicas, massagens ou, melhor ainda, uma fonte mágica da juventude. Beber um pouco de água e rejuvenescer muitos anos é um sonho tentador para muitas pessoas, desde séculos atrás. Essa seria a melhor e mais fácil das opções e isso vem sendo desejado há muito tempo.

Então, lá vamos nós tentarmos entender esse frenesi humano, em busca deste milagre nunca alcançado.

Lendas e contos fantásticos desenvolvidos pelo imaginário do “homem” faziam que aventureiros e descobridores, já percorressem lugares inacessíveis há milhares de anos, em busca de cura para doenças, para sanar a impotência sexual e a fertilidade e renovara beleza esmaecida pelo tempo.

Namitologia, a fonte da juventude é um rio que saía do Monte Olimpo (o Monte dosDeuses) passava pela Terra e como vinha de imortais seria capaz de dar a vida eterna, a quem bebesse de sua água.

Alexandre, o Grande, rei da Macedônia e conquistador do Império Persa teria buscado incessantemente, o “poço da juventude”, citado em uma lenda greco-romana com o poder de rejuvenescer através de suas águas, durante o Renascimento que ocorreu no século XVI.

Outro personagem histórico foi responsável pela origem contemporânea (já que existeminúmeras referências em outras culturas) e disseminação do mito de algo semelhante. O nome dele é Juan Ponce de León, explorador espanhol que desembarcou nas terras da Flórida, no começo do século XVI. Ele queria encontrar uma fonte mística capaz de tornar os mais velhos mais jovens; os doentes curados, porém só encontrou a vastidão da Península da Flórida. Alguns relatos históricos, entretanto, dizem que ele encontrou sim, o tal lugar, porém o manteve em segredo, pois o real motivo da procura é que já muito idoso queria encontrar uma forma para restaurar seu vigor sexual. Um dos supostos locais onde as águas da juventude correm é St. Augustine; cidade mais antiga dos Estados Unidos, onde inclusive há um marco do espaço encontrado por Léon, nacidade. Como nenhum documento da expedição original de Ponce de León foi encontrado acabou por se tornar mais uma lenda urbana (o que contribui mais como mistério).

Encontrar a fonte do rejuvenescimento, também fazia parte dos ideais de Samuel TwainClemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain que foi um dos escritores norte-americanos, considerado mais importante, da literatura daquele País. Em um de seus artigos, ele escreveu certa vez: “a vida seria infinitamente melhor se pudéssemos nascer com 80 anos e nos aproximássemos gradualmente dos 18 anos”.

Oescritor F. Scott Fitzgerald, (1922), usando a imaginação de Mark Twain aproveita esse ponto de vista ao contrário, no livro: “O Curioso Caso de BenjaminButton”. Neste conto, Fitzgerald inverte a lógica: o esperado bebê do casal Button nasce com setenta anos, 1 metro e 73 centímetros de altura, uma barba proeminente e muitos cabelos brancos (o conto foi eternizado no cinema com a atuação de Brad Pitt, que interpreta Benjamin durante toda a vida).

Hoje em dia, esse sonho não acabou e a boa aparência física aliada à boa saúde, tornou-se um delírio popular fazendo com que pílulas milagrosas sejam lançadas no comércio farmacêutico, pretendendo a substituição das vitaminas naturais e prometendo tratar de várias doenças incuráveis.

Por outro lado, especialistas mundiais em estética, usando as mais modernas técnicas tentam reverter o processo natural de envelhecimento dos seres humanos, ou pelo menos melhorar a aparência física dos corpos já atingidos pela ação do tempo e demais situações que levem a ele. No segmento de beleza o mercado já oferece uma gama bastante grande de bens e serviços aos consumidoressendo que a indústria de cosméticos ganha destaque, impulsionada por uma constante necessidade de manter-se fisicamente bem e jovem.

Mesmo que as associações negativas relacionadas à velhice, a saúde e a beleza vistas, como uma etapa detestável tenham resistido atravessando os séculos, e se até os dias atuais, apesar de centenas de tentativas frustradas, ninguém teve a sorte de encontrar a Fonte da Juventude, que a longevidade animadora estabelecida nos tempos atuais, nos permita encontrar a sabedoria necessária para cada um, a sua maneira, enfrentar a tal “melhor idade”.

Últimos Vídeos

Carregando...

Charge

Publicidade

Publicidade

Arquivos

Publicidade